A procrastinação é um dos obstáculos que nos impede de alcançar o que desejamos. Na maioria das vezes, sabemos o que fazer para evoluir, mas no dia a dia simplesmente não o fazemos. Dizemos a nós mesmos que começaremos amanhã ou na próxima semana – apenas para procrastinar novamente quando o amanhã ou a próxima semana chegarem.
Neste artigo, abordaremos três hábitos que os não-procrastinadores praticam diariamente.
Nº 1: Procurar a clareza – não a motivação
A maioria das pessoas pensa que está a procrastinar, não por falta de motivação, mas por falta de clareza. Se não definirmos claramente os nossos objetivos e as prioridades, não podemos esperar ser produtivos. É por isso que os não procrastinadores priorizam a busca de clareza em vez da motivação. A clareza leva à ação… … e a falta de clareza leva à procrastinação. Para facilitar esta tarefa, existem certas ações que nos podem auxiliar, por exemplo: escrever os objetivos a longo prazo, fazer um plano de ação semanal/ mensal, identificar as principais prioridades diariamente, ser o mais específico possível sobre os objetivos, planos e prioridades, etc.
Nº 2: Usar o princípio do impulso
Conseguir fazer algo – não importa quão pequeno seja – cria impulso e este último alavanca-nos em direção a novos desafios. O impulso impele-nos a conquistar tarefas maiores e mais desafiadoras. Mas o inverso também é verdadeiro. Quanto mais esperamos para agir, mais fortes se tornam o medo, a dúvida e a resistência mental.
Nº 3: Começar antes de estar ‘pronto’
Esperar que nos sintamos “prontos” é uma armadilha que nos pode custar anos de vida. Seja em que circunstância for, provavelmente nunca nos sentiremos 100% pronto. O tempo nunca estará certo. Se continuarmos a esperar pelo momento “certo”, continuaremos a esperar por muito tempo. Neste sentido, a verdadeira coragem não está na ausência de medo, mas na decisão de agir apesar dos medos.
Bem hajam, e sejam produtivos!
Mais artigos sobre produtividade:
Atividades de Alavancagem
A única coisa!
Melhorar o foco
Hábitos Chave para a auto-melhoria
5 hábitos matinais essenciais
Os 15 hábitos produtivos de quem faz o que gosta
7 dicas para manter o foco
Saiba mais informações sobre a nossas formações:
MIGUEL FERREIRA
Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Psicopedagogo, Consultor Empresarial, Executive e Life Coach