O Coaching Escolar surgiu na necessidade acrescida de encontrar soluções para reduzir o insucesso escolar.
No mundo atual, uma sólida formação académica, a par duma atualização constante, é indispensável para conquistar boas oportunidades. Atualmente, no mercado de trabalho (já não basta possuir um simples diploma, pois um bom profissional necessita de aperfeiçoamento e formação consistente, diversas graduações e especializações). Nesta linha, o Coaching Escolar fornece-lhe a motivação para o estudo e a eficiência para a aprendizagem aparecem como competências cada vez mais importantes e valorizadas, essenciais na procura do sucesso.
O Coaching pode ser aplicado em qualquer área (coaching executivo, o coaching desportivo, entre outros), o que varia é foco, pois a sua essência é idêntica. Assim, na área escolar, apelida-se de Coaching Escolar ou Coaching Educacional.
O Coaching Escolar é um treino específico para estudantes que utiliza as ferramentas do coaching e da programação neurolinguística. O objetivo do Coaching Escolar é potenciar a motivação, o autoconhecimento, a tomada de decisão e, consequentemente, a melhoria da performance no processo de aprendizagem, transformando as fraquezas em forças e os receios em oportunidades.
Na era do digital, em que o conhecimento se encontra à distância de um “clic”, o insucesso escolar continua a ser uma problemática atual, onde o Coaching Escolar poderá ser uma mais-valia.
É uma realidade comum, transversal a todos os ciclos, que se caracteriza pela incapacidade duma criança corresponder aos objetivos preconizados pela escola. Apresentando nesse sentido, resultados abaixo do nível mínimo de educação esperada para sua idade.
O problema do insucesso escolar deve, assim, ser analisado à luz de dois fatores que se relacionam entre si: os aspetos afetivos e a capacidade cognitiva da criança.
O Coaching Escolar tem como objetivo de estimular determinadas capacidades cognitivas, tais como: a concentração, planeamento, pensamento abstrato, raciocínio, cálculo mental, abstração, flexibilidade de pensamento, focagem, inibição, etc. Só mediante o desenvolvimento destas capacidades será possível conseguir acompanhar o ritmo das turmas e adquirir facilmente os conteúdos lecionados.
Por outro lado, se o aluno não tiver um equilíbrio afetivo e emocional, deixa de ter motivação e o foco deixa de ser a escola.
Se uma destas componentes for deficitária no aluno (afetiva ou cognitiva), revela-se fundamental uma intervenção consistente e rigorosa na resolução das mesmas. Nesse sentido, o Coaching Escolar é uma ótima forma para potenciar capacidades e encontrar o equilíbrio emocional desejado.
O sucesso escolar melhorará certamente com o apoio de um especialista de em Coaching Escolar, permitindo mobilizar os recursos internos e desenvolver habilidades de uma forma mais facilitada.
As estratégias a serem desenvolvidas pelo coach (treinador) são baseadas em pesquisas sobre o comportamento de estudantes com sucesso. A esta ação chama-se modelagem do comportamento para adquirir hábitos eficientes. Nomeadamente, o treino de capacidades que ampliam a eficácia do estudante ao nível da responsabilização e autonomia, potenciando a motivação. Esta última, por sua vez, surge como ponto central de apoio para produzir mudanças nas estratégias de empenho e estudo, bem como na melhoria da autoconfiança.
Se as técnicas de coaching e da programação neurolinguística se adequam a adultos na alta performance. A verdade é que as mesmas também podem ser aplicadas às crianças, desde que sejam coordenadas por profissionais com amplo conhecimento pedagógico. Desenvolvendo, desde aí, uma base sólida e consistente que fará toda a diferença no percurso escolar, melhorando a autonomia, o desempenho e os consequentes resultados.
Nesta faixa etária as sessões de coaching são um enorme desafio. Paralelamente, o melhor momento para que o jovem adolescente comece, ele mesmo, a assumir uma maior responsabilidade e consistência no seu desempenho. Nomeadamente, em relação às escolhas da área profissional.
Criar métodos e objetivos para o estudo, com vista a aumentar as suas possibilidades, eis a grande meta; sendo que o coaching se institui como o grande diferencial para o aluno, possibilitando-lhe uma maior motivação, foco e gestão dos recursos pessoais.
Nesta linha, e com o intuito de complementar a formação intelectual desta faixa etária, promovemos mensalmente o Workshop: PNL Júnior para Estudantes dos 12 aos 15 anos.
Este tipo de apoio, facultado a alunos do ensino superior, já é uma realidade em diferentes países. Nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Holanda e países nórdicos, onde algumas instituições já assumiram o Coaching como um dos grandes diferenciais na formação dos seus alunos. Não raras vezes, o estudante do ensino superior não tem o foco necessário para planear a sua futura carreira ou ainda não sabe se enveredou pelo caminho certo.
Neste sentido, e como forma de colmatar algumas lacunas, as sessões de coaching, com estudantes do ensino superior. Abrem-se possibilidades para que o coachee, neste caso o aluno, faça um correto planeamento dos estudos, trace metas e objetivos que queira atingir. Procure recursos internos para se tornar um profissional de excelência. Preparando-se para enfrentar uma economia que está em pleno desenvolvimento e carente de qualificação profissional para impulsionar o futuro.
Assim, e diante da importância e crescentes necessidades deste público. Promovemos mensalmente o Curso Básico de Programação Neurolinguística – PNL Basic, que poderá ser uma mais-valia para Estudantes que frequentem o Ensino Superior.
Em suma, o coaching escolar visa auxiliar o estudante a traçar e a alcançar metas, aprimorando as suas competências emocionais e comportamentais, fundamentais no campo académico e, futuramente, no campo profissional. O coaching cria e desenvolve a autonomia, confiança e perseverança, para ultrapassar os obstáculos que aparecerem no caminho académico e conquistar os objetivos traçados.
Esta especialidade dirige-se essencialmente às crianças e jovens com problemas de insucesso escolar e dificuldades de aprendizagem.
Desenvolver as competências pessoais e os recursos existentes, no sentido da melhoria da performance de aprendizagem do jovem ou criança.
Intervenção em atendimento clínico, através de técnicas psicopedagógicas, coaching e neurolinguísticas.
Esta especialidade pretende estabelecer a ligação entre a relação criança – família – escola, entendendo assim o seu funcionamento e adaptação nesses mesmos contextos.
Todas as partes que integram o sistema da criança poderão ser alvo de articulação e intervenção, com vista à consecução dos objetivos terapêuticos.
Telemóvel: 96 720 5 066 / 91 401 9 40
E-mail: geral@chunking-up.com
A Programação Neurolinguística é uma área da psicologia que se reveste de um de carácter muito prático e eficaz.
É a ciência, a arte, e a ‘tecnologia’ da comunicação de excelência, que estuda a estrutura subjectiva do ser humano, explicando a interacção fundamental entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística) e como essa dinâmica afecta o nosso corpo, o nosso comportamento e as nossas emoções (programação).
Enquanto método, oferece uma série de ferramentas pelas quais poderá traçar os seus objectivos pessoais e eliminar os obstáculos internos que o têm impedido de alcançar os mesmos.
A PNL foi criada por Richard Bandler e John Grinder em 1970 – USA, e surgiu pela pesquisa com pessoas que obtinham excelência no que faziam. Pessoas como Milton H. Erickson, Fritz Perls, Virginia Satir e outros.
Todas as pessoas que desejam um primoramento, enquanto seres humanos.
Preenche o formulário abaixo com o e-mail no qual queres receber o conteúdo de oferta.