Serviços

Coaching Escolar

Serviço Individualizado (Sessões de 1h30m/1h)
Informações e marcação de consulta:
Telemóvel: 964 869 959 / 916 197 682
E-mail: a[email protected]

O Coaching Escolar surgiu na necessidade acrescida de encontrar soluções para reduzir o insucesso escolar.

No mundo atual, uma sólida formação académica, a par duma atualização constante, é indispensável para conquistar boas oportunidades. Atualmente, no mercado de trabalho (já não basta possuir um simples diploma, pois um bom profissional necessita de aperfeiçoamento e formação consistente, diversas graduações e especializações). Nesta linha, o Coaching Escolar fornece-lhe a motivação para o estudo e a eficiência para a aprendizagem aparecem como competências cada vez mais importantes e valorizadas, essenciais na procura do sucesso.

O que é o Coaching Escolar?

O Coaching pode ser aplicado em qualquer área (coaching executivo, o coaching desportivo, entre outros), o que varia é foco, pois a sua essência é idêntica. Assim, na área escolar, apelida-se de Coaching Escolar ou Coaching Educacional.

O Coaching Escolar é um treino específico para estudantes que utiliza as ferramentas do coaching e da programação neurolinguística. O objetivo do Coaching Escolar é potenciar a motivação, o autoconhecimento, a tomada de decisão e, consequentemente, a melhoria da performance no processo de aprendizagem, transformando as fraquezas em forças e os receios em oportunidades.

O que é o Insucesso Escolar?

Na era do digital, em que o conhecimento se encontra à distância de um “clic”, o insucesso escolar continua a ser uma problemática atual, onde o Coaching Escolar poderá ser uma mais-valia.

É uma realidade comum, transversal a todos os ciclos, que se caracteriza pela incapacidade duma criança corresponder aos objetivos preconizados pela escola. Apresentando nesse sentido, resultados abaixo do nível mínimo de educação esperada para sua idade.

O problema do insucesso escolar deve, assim, ser analisado à luz de dois fatores que se relacionam entre si: os aspetos afetivos e a capacidade cognitiva da criança.

O Coaching Escolar tem como objetivo de estimular determinadas capacidades cognitivas, tais como: a concentração, planeamento, pensamento abstrato, raciocínio, cálculo mental, abstração, flexibilidade de pensamento, focagem, inibição, etc. Só mediante o desenvolvimento destas capacidades será possível conseguir acompanhar o ritmo das turmas e adquirir facilmente os conteúdos lecionados.

Por outro lado, se o aluno não tiver um equilíbrio afetivo e emocional, deixa de ter motivação e o foco deixa de ser a escola.

Se uma destas componentes for deficitária no aluno (afetiva ou cognitiva), revela-se fundamental uma intervenção consistente e rigorosa na resolução das mesmas. Nesse sentido, o Coaching Escolar é uma ótima forma para potenciar capacidades e encontrar o equilíbrio emocional desejado.

O sucesso escolar melhorará certamente com o apoio de um especialista de em Coaching Escolar, permitindo mobilizar os recursos internos e desenvolver habilidades de uma forma mais facilitada.

“Uma das maiores capacidades do ser humano é a de aprender. As técnicas de coaching ajudam os alunos a potenciarem a sua capacidade natural de aprendizagem.” EGE

Como é feito o Coaching com Estudantes?

Definição dos objetivos (metas) em relação aos estudos.Definição dos objetivos (metas) em relação aos estudos.Definição dos objetivos (metas) em relação aos estudos.Definição dos objetivos (metas) em relação aos estudos.Definição dos objetivos (metas) em relação aos estudos.

As estratégias a serem desenvolvidas pelo coach (treinador) são baseadas em pesquisas sobre o comportamento de estudantes com sucesso. A esta ação chama-se modelagem do comportamento para adquirir hábitos eficientes. Nomeadamente, o treino de capacidades que ampliam a eficácia do estudante ao nível da responsabilização e autonomia, potenciando a motivação. Esta última, por sua vez, surge como ponto central de apoio para produzir mudanças nas estratégias de empenho e estudo, bem como na melhoria da autoconfiança.

Coaching para Estudantes do Ensino Básico

Se as técnicas de coaching e da programação neurolinguística se adequam a adultos na alta performance. A verdade é que as mesmas também podem ser aplicadas às crianças, desde que sejam coordenadas por profissionais com amplo conhecimento pedagógico. Desenvolvendo, desde aí, uma base sólida e consistente que fará toda a diferença no percurso escolar, melhorando a autonomia, o desempenho e os consequentes resultados.

Coaching para Estudantes do Ensino Secundário

Nesta faixa etária as sessões de coaching são um enorme desafio. Paralelamente, o melhor momento para que o jovem adolescente comece, ele mesmo, a assumir uma maior responsabilidade e consistência no seu desempenho. Nomeadamente, em relação às escolhas da área profissional.

Criar métodos e objetivos para o estudo, com vista a aumentar as suas possibilidades, eis a grande meta; sendo que o coaching se institui como o grande diferencial para o aluno, possibilitando-lhe uma maior motivação, foco e gestão dos recursos pessoais.

Nesta linha, e com o intuito de complementar a formação intelectual desta faixa etária, promovemos mensalmente o Workshop: PNL Júnior para Estudantes dos 12 aos 15 anos.

Coaching para Estudantes do Ensino Superior

Este tipo de apoio, facultado a alunos do ensino superior, já é uma realidade em diferentes países. Nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Holanda e países nórdicos, onde algumas instituições já assumiram o Coaching como um dos grandes diferenciais na formação dos seus alunos. Não raras vezes, o estudante do ensino superior não tem o foco necessário para planear a sua futura carreira ou ainda não sabe se enveredou pelo caminho certo.

Neste sentido, e como forma de colmatar algumas lacunas, as sessões de coaching, com estudantes do ensino superior. Abrem-se possibilidades para que o coachee, neste caso o aluno, faça um correto planeamento dos estudos, trace metas e objetivos que queira atingir. Procure recursos internos para se tornar um profissional de excelência. Preparando-se para enfrentar uma economia que está em pleno desenvolvimento e carente de qualificação profissional para impulsionar o futuro.

Assim, e diante da importância e crescentes necessidades deste público. Promovemos mensalmente o Curso Básico de Programação Neurolinguística – PNL Basic, que poderá ser uma mais-valia para Estudantes que frequentem o Ensino Superior.

Em suma, o coaching escolar visa auxiliar o estudante a traçar e a alcançar metas, aprimorando as suas competências emocionais e comportamentais, fundamentais no campo académico e, futuramente, no campo profissional. O coaching cria e desenvolve a autonomia, confiança e perseverança, para ultrapassar os obstáculos que aparecerem no caminho académico e conquistar os objetivos traçados.

A quem se dirige:

Esta especialidade dirige-se essencialmente às crianças e jovens com problemas de insucesso escolar e dificuldades de aprendizagem.

Objetivos gerais:

Desenvolver as competências pessoais e os recursos existentes, no sentido da melhoria da performance de aprendizagem do jovem ou criança.

Problemas que trata:

  • Dificuldades de aprendizagem em geral;
  • Falta de motivação, desinteresse, apatia;
  • Falta de concentração, memória;
  • Baixo rendimento escolar;
    Dificuldades nos relacionamentos;
  • Indisciplina, agressividade.

Metodologia e Técnicas:

Intervenção em atendimento clínico, através de técnicas psicopedagógicas, coaching e neurolinguísticas.

Articulação e coordenação:

Esta especialidade pretende estabelecer a ligação entre a relação criança – família – escola, entendendo assim o seu funcionamento e adaptação nesses mesmos contextos.

Todas as partes que integram o sistema da criança poderão ser alvo de articulação e intervenção, com vista à consecução dos objetivos terapêuticos.

Serviço Individualizado (Sessões de 1h30m/1h)
Informações e marcação de consulta:

Telemóvel: 96 720 5 066 / 91 401 9 40
E-mail: [email protected]

Tens Dúvidas?

Perguntas Frequentes

O que é PNL?

A Programação Neurolinguística é uma área da psicologia que se reveste de um de carácter muito prático e eficaz.

É a ciência, a arte, e a ‘tecnologia’ da comunicação de excelência, que estuda a estrutura subjectiva do ser humano, explicando a interacção fundamental entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística) e como essa dinâmica afecta o nosso corpo, o nosso comportamento e as nossas emoções (programação).

Enquanto método, oferece uma série de ferramentas pelas quais poderá traçar os seus objectivos pessoais e eliminar os obstáculos internos que o têm impedido de alcançar os mesmos.

Quem criou e como isso aconteceu?

A PNL foi criada por Richard Bandler e John Grinder em 1970 – USA, e surgiu pela pesquisa com pessoas que obtinham excelência no que faziam. Pessoas como Milton H. Erickson, Fritz Perls, Virginia Satir e outros.

Quem pode aprender PNL?

Todas as pessoas que desejam um primoramento, enquanto seres humanos.

Privacidade

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Políticas de Privacidade.