As pessoas bem-sucedidas concentram-se mais em atividades de alta alavancagem do que as outras. Entenda-se por atividades de alta alavancagem aquelas que criam um efeito cascata positivo e que poderão durar semanas, meses ou até anos. Por exemplo, criar um bom produto digital é uma forma de atividade de alta alavancagem. Requer muito trabalho no início, mas depois de concluído, poderá continuar a ser vendido por vários anos, sem grande trabalho adicional.
O efeito cascata desta atividade continuará por muito mais tempo (anos) do que o tempo necessário para construir o produto (semanas/meses). Outros exemplos de atividades de alta alavancagem são:
- Produção de conteúdo: um artigo de blog, um podcast ou vídeo do YouTube pode alcançar milhões de pessoas durante meses/anos após a sua criação.
- Desenvolver um software: ao desenvolver um software, irá ter um exército de robôs a trabalhar para si 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem parar.
- Networking: criar genuínas conexões, gerando anos de oportunidades e parcerias.
- Escrever livros: escrever um livro, pois as cópias continuarão a ser vendidas durante vários anos, mesmo depois de se ter concluído o trabalho árduo.
- Desenvolvimento de habilidades: investir 20 a 100 horas na aprendizagem de uma nova capacidade, o que permitirá adquirir competências para o resto da vida, acrescentando valor e obtendo rendimentos por isso.
- Investir: investir algum dinheiro hoje e continuar a receber os dividendos durante décadas.
Por outras palavras, as atividades de alta alavancagem proporcionam um ROI (retorno do investimento) muito maior sobre o tempo, do que a maioria das outras tarefas. Considerando que vivemos numa era de alavancagem, torna-se claro que um trabalhador alavancado pode superar a produção de um trabalhador não alavancado por uma diferença imensa.
Bem hajam e boas alavancagens!
Mais artigos sobre produtividade:
Truque de Produtividade
5 hábitos matinais essenciais
12 Passos para ser um Empreendedor Excecional
5 Dicas para maximizar as Reuniões
Os 15 hábitos produtivos de quem faz o que gosta
7 dicas para manter o foco
Saiba mais informações sobre a nossas aplicações nas empresas:
Supervisão de Equipas
Coaching Executivo
MIGUEL FERREIRA
Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Psicopedagogo, Consultor Empresarial, Executive e Life Coach