Hábitos Chave para a auto-melhoria

Hábitos Chave para a auto-melhoria

Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito, definiu o termo “hábitos chaves”, sendo os hábitos que se diferenciam dos hábitos comuns, pois provocam reações em cadeia que ajudam outros bons hábitos a ocorrer.

Por outras palavras, seguir um “hábito chave” desencadeia um efeito de ondulação positivo que automaticamente leva a múltiplos comportamentos produtivos, sendo esta a ideia central.

Significa isto, que não necessita praticar dezenas de hábitos para melhorar a sua vida, o que acontece muitas vezes, ficando sobrecarregado com tudo o que “deveria” fazer de acordo com os especialistas.

Assim, basta seguir alguns “hábitos chave” e automaticamente terá um efeito “cascata” de benefícios positivos e produtivos.

Hábito Chave 1: Exercício

O exercício é um dos hábitos mais poderosos. As pesquisas mostram que exercício regular (cerca de 3x por semana) leva a hábitos alimentares mais saudáveis, melhoria do sono, aumento do controle emocional, menos stresse, melhor estado de humor e aumento da produtividade no trabalho.

É por isso que o exercício é um hábito tão poderoso, que causa um enorme efeito progressivo ao longo de toda a sua vida:

Exercício → melhor sono → aumento de produtividade + melhor humor

Exercício → hábitos alimentares mais saudáveis → mais energia → aumento da produtividade

Exercício → menos stresse → melhor controle emocional + melhor humor

Este hábito fá-lo-á sentir-se mais energizado e motivado para perseguir os seus objetivos, menos stressado, despertando a confiança. E após o exercício sentirá os efeitos prolongados ao longo do dia e dos próximos dias.

Hábito Chave 2: Dormir

Muitas vezes ouvimos que para ter sucesso, temos que nos esforçarmos muito, inclusivamente abdicar do sono. Seria bom acabar com esta ideia. Se quer melhorar a sua vida, necessita começar a priorizar o sono. É a base para um dia altamente produtivo.

As pesquisas mostram que será mais energizado, produtivo e com um melhor estado de humor depois de uma boa noite de sono, acionando automaticamente uma série de comportamentos produtivos.

Melhor sono → aumento da energia → aumento da produtividade

Melhor sono → melhor estado de humor → menos stresse

Um estudo relatou que, em média, as pessoas que dormem de 5 a 6 horas são 19% menos produtivas do que aquelas que dormem de 7 a 8 horas por noite. Pior ainda, aqueles que dormem menos de 5 horas por noite tendem a ser 29% menos produtivos.

Isso porque a falta de sono também desencadeia um efeito cascata — um efeito de ondulação negativo. As pesquisas mostram que a falta de sono leva à fadiga, “neblina cerebral”, desempenho cognitivo prejudicado e baixa força de vontade. Isto leva a comportamentos indesejados como procrastinação, falta de foco e irritabilidade.

Falta de sono → névoa cerebral → irritabilidade + falta de foco

Falta de sono → baixa força de vontade → procrastinação

Em suma, o sono é um dos hábitos mais poderosos. Quando faz disso uma prioridade, encontrará outros comportamentos produtivos e positivos fluindo mais facilmente. E quando o negligencia, pode desencadear uma série de comportamentos negativos que limitam a sua produtividade, desempenho e felicidade.

Hábito Chave 3: Meditação

A meditação é outro poderoso hábito chave fundamental que causa um “efeito dominó” no comportamento positivo.

Diversos estudos demonstraram que a meditação regular influência a densidade da matéria cinzenta no cérebro (em especial na amígdala – a área do cérebro responsável pela resposta de luta ou fuga). Por outras palavras, o cérebro muda fisicamente através da meditação — chama-se a isto “neuroplasticidade”.

É por isto que a meditação regular reduz o stresse e a ansiedade e aumenta o controle emocional, ajudando-o a tomar melhores decisões (especialmente em situações stressantes) e, no geral, equilibrar o estado de humor.

Meditação → diminuição do stresse/ansiedade → melhor humor

Meditação → maior controle emocional → melhor tomada de decisão

Uma outra parte do cérebro que também aumenta a quantidade de matéria cinzenta é o córtex pré-frontal, que é a área do cérebro responsável pela força de vontade, tomada de decisão, planeamento e atenção.

Portanto, a meditação regular leva a um maior foco, melhor tomada de decisão e maior produtividade.

Meditação → aumento da força de vontade → menos procrastinação

Meditação → atenção aumentada → melhor foco → maior produtividade

Em suma, a meditação é um poderoso hábito chave que leva a uma série de efeitos positivos e comportamentos produtivos.

Os benefícios no aumento do desempenho cognitivo e na diminuição da reatividade emocional que proporciona faz-nos sentir e ter melhor desempenho em todos os aspetos das nossas vidas.

Hábito Chave 4: Planeamento Diário

Como usa o seu tempo será como viverá a sua vida. E a maneira mais eficaz de controlar o seu tempo é através do planeamento diário.

A maioria das pessoas diz que quer ganhar mais dinheiro, ter um melhor relacionamento, ter um corpo mais em forma e alcançar grandes objetivos, no entanto, continuam apenas na intenção, nunca fazendo um progresso real em direção a esses objetivos.

Isso ocorre porque a maioria das pessoas não consegue transformar as suas intenções em planos altamente específicos.

Não importa o quão motivado esteja, se quer ter sucesso em algo, necessita fazer um planeamento para isso.

Alguns estudos mostraram que transformar uma intenção num plano específico torna-o 3x mais propenso a fazê-lo (aumentando a taxa de realização de 34% para 91%).

Isto porque o planeamento leva à clareza e à responsabilização, o que leva à produtividade.

Planeamento diário → maior clareza → aumento da produtividade

Planeamento diário → maior responsabilidade → aumento da produtividade

Parafraseando a conclusão de um estudo de Harvard; as pessoas acreditam erroneamente que as suas fortes intenções são suficientes para impulsioná-los a realizar comportamentos desejados.

Por outras palavras, não importa o quão motivado esteja para fazer algo, não fique apenas na intenção, transforme a intenção num plano específico. Ficando apenas como uma intenção abstrata, deixará o seu desempenho ao acaso. E é isto que fazem os amadores.

Por exemplo, se se quiser exercitar mais, planei todos os seus treinos para a próxima semana. Se quiser escrever mais no seu Blog, planei todas as suas sessões de escrita para o próximo mês. E se quiser ler mais livros, planei uma sessão de leitura diária.

Em suma, o planeamento diário é um poderoso “hábito chave” fundamental porque o mero ato de planejar faz com que seja muito mais propenso a seguir em frente com cada atividade.

Para aprender a ultrapassar a ativar estes e outros hábitos mais efetivos, sugerimos que explore a Programação Neurolinguística (PNL).

Bem hajam e boas escolhas!

CBPNL online 1

Aproveite a circunstância atual e conheça os principais modelos e técnicas daquela que é considerada a arte para a excelência humana!  Instalação do Amor
Curso de Programação Neurolinguística – ONline – em direto!


2
MIGUEL FERREIRA
Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Psicopedagogo, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde | Executive e Life Coach

Membro fundador da APPNL – Associação Portuguesa de Programação Neurolinguística

a nossa newsletter

Obtenha a sua oferta agora

Preenche o formulário abaixo com o e-mail no qual queres receber o conteúdo de oferta.

👇 Preenche o formulário abaixo para te inscreveres 👇