02 Jul, 2019

12 Passos para ser um Empreendedor Excecional

02 Jul, 2019

Diariamente nos defrontamos com situações que podemos chamar de obstáculos e que nos poderão dificultar o nosso trabalho. É possível, olhar para isto, como forma de oportunidade e enriquecer as nossas vidas, pois “o que não nos mata, torna-nos mais fortes”.

“Quanto maior o obstáculo, maior a glória ao superá-lo”. Moliere

Seguem 12 passos para que possa por em prática e assim obter o tão desejado sucesso pessoal ou profissional

1) Sonhe grande, comece pequeno – sonhe com os pés no chão, pois é importante ser realista. Seguramente que irá fracassar ao obrigar-se a atingir objetivos irrealistas, ou num espaço de tempo demasiado curto. Sonhar é muito bom, pois quebra paradigmas e visualiza novas possibilidades, mas ainda mais importante é trabalhar, esse é o começar já hoje nas pequenas coisas, tornando-se mais produtivo.

2) Estabeleça objetivos claros e específicos, colocando-os no papel: por exemplo, dizer que quer ganhar mais dinheiro ou ter mais tempo livre, não são bons objetivos. São claros, mas não são específicos. Quanto? Até quando (data)? Quanto tempo livre quer? Imagine ou visualize, defina a meta e escreva-a no seu registo de orientação. É fundamental, colocar números nos nossos objetivos para que possam ser avaliados, pois “o que não é medido, não pode ser gerido nem ser melhorado”, segundo o pai da Administração Peter Druck.

3) Faça um cronograma semanal: agende todas as tarefas essências numa agenda semanal, e também com as tarefas diárias. Esta é uma forma de garantir que irá avançar rumo a meta estabelecida, conseguindo alcançar as etapas necessárias, e desta forma será honesto consigo mesmo. Assim irá acompanhar o seu progresso e fazer as devidas correções.

4) Faça revisões constantes: estas servem para reforçar a visualização do sucesso, mostrar os resultados já atingidos e o que ainda há para fazer. Nos tempos de quebra, as revisões podem lhe dar insights interessantes, e relembrá-lo do seu sonho. E quando as coisas estão a ir bem, uma revisão pode motivá-lo.

5) Não desperdice recursos: mais importante do que só resolver, é resolver bem. Seguramente alguém já passou pela mesma situação e resolveu com sucesso. Saia da sua zona comum e faça perguntas. Pergunte-se, quem é a pessoa que me pode ajudar neste assunto? Estamos na era da informação: aproveite e use-a!

6) Priorize as atividades mais importantes: não perca tempo. Defina as atividades mais importantes, e dê-lhes prioridade total. Faça isto logo pela manhã. Lembre-se da Lei de Pareto: 80% dos seus resultados geralmente são conseguidos através de 20% do seu tempo e esforço. Melhore a qualidade desses esforços e estará cada vez mais do sucesso.

7) Envolva as pessoas à sua volta: o envolvimento de outras pessoas e a sinergia ajudam a superar obstáculos, para além que o compromisso obriga-nos a agir e a dar continuidade, melhorando a vida de quem trabalha em conjunto.

8) Não vá por atalhos: o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Se os atalhos fossem melhores, não teríamos ruas nem avenidas. Lembre-se de que cada etapa é importante.

9) Resolva os seus problemas na hora: será a melhor maneira de aumentar a sua produtividade (e de dormir tranquilo!).

10) Respeite a sua intuição: a intuição é uma manifestação do seu inconsciente e é ai que reside o nosso grande potencial. Normalmente, comunica-nos através de mensagens sutis de coisas que não percebemos conscientemente.

11) Pensamento positivo: salvaguarde-se das leituras negativas ou programas negativos de televisão. Leia mais histórias de sucesso, que inspirem e motivem. Pense o melhor das pessoas, mesmo que elas não o manifestem. A sua “atitude” para alcançar o sucesso será a grande ferramenta.

12) Siga o seu plano – uma vez definido o seu plano de ação, será a hora de ação: o sucesso requer equilíbrio. A diferença entre quem sonha com o sucesso, e aqueles que o alcançam, está simplesmente na consistência de seus atos – disciplina e continuidade. Supere-se todos os dias.

 

programação neurolinguísticaMIGUEL FERREIRA

Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde.

«
»