Exercício: Música de Filme

Exercício: Música de Filme

Neste exercício vai aprender a mudar uma memória desagradável. Esta técnica funciona melhor com problemas cotidianos de baixa ou média intensidade.

1. Veja mentalmente (de olhos fechados) o Filme de uma Situação Problemática. Comece por pensar numa dificuldade cotidiana. Por exemplo, lembre-se duma vez em que se sentiu desapontado ou constrangido, uma época em que não se estava a sentir muito satisfeito com as coisas. Escolha um acontecimento específico e real do seu passado. Ao lembrar-se dele, observe que imagens e sons lhe vêm à mente e assista ao filme deste acontecimento desenrolando-se diante de si. Quando tiver acabado, observe como se está a sentir.

2. Selecione o Tema Musical.

Agora escolha um tema musical que não combine com as sensações despertadas pelo filme que acabou de assistir. A sua memória provavelmente é séria e pesada. Selecione, portanto, algo leve e alegre, como uma música de circo ou de um desenho animado. Algumas pessoas preferem música para dançar com ritmos marcantes, enquanto outras gostam de músicas clássicas ou exageradamente dramáticas.

3. Repita o Filme com a Música.

Quando tiver selecionado a música, deixe-a a tocar mentalmente bem alto ao rever o seu filme. Deixe que a música toque até o fim.

4. Verifique os Resultados.

Agora, volte o filme todo até o início. Rode-o sem a música e observe a sua reação desta vez. As suas sensações mudaram? Para muitos, o incidente tornou-se ridículo e até cómico. Para outros, as sensações desagradáveis ficaram muito reduzidas ou, pelo menos, neutralizadas. Se ainda não está satisfeito com o que está a sentir, tente usar outros tipos diferentes de temas musicais até descobrir um que funcione para si.

Agora, pare um pouco para se lembrar duma dessas memórias modificadas. Vai descobrir que ela possui uma sensação diferente e lhe oferece mais recursos. Observe que, com esta nova sensação, espontaneamente, começa a pensar noutras coisas que poderia dizer ou fazer e que seriam mais úteis se este tipo de situação voltasse a acontecer. Uma nova sensação é muitas vezes uma ótima maneira de soltar a sua criatividade numa situação difícil.

«
»