30 Dez, 2018

Coaching Escolar e os seus benefícios

30 Dez, 2018

Coaching Escolar e os seus benefícios

O Coaching escolar é considerada uma das melhores metodologias de capacitação humana e desenvolvimento da atualmente, ajudando na estimulação do potencial interno de cada pessoa, usando para isso uma combinação de estratégias, técnicas, ferramentas e conhecimentos de várias áreas científicas com o objetivo de atingir resultados no âmbito pessoal, social, profissional, familiar e financeiro. A finalidade é aprimorar a capacidade de aprender das pessoas e evoluir nos seus objetivos.

Das várias técnicas usadas pelos profissionais de Coaching, salientamos a motivação pessoal, o feedback e o questionamento sobre questões internas, associando a tudo isto uma interação dinâmica entre o coach (profissional de Coaching) e o coachees (clientes).

A prática do processo de Coaching maximiza o desempenho da pessoa, sendo efetiva e rápida, elevando assim o desempenho do indivíduo com aumenta da autoconfiança, produzindo mudanças positivas num reduzido espaço de tempo.

São realizadas sessões, individuais ou em grupo, em que o coach apoia e estimula o potencial do seu cliente. A frequência pode ser semanal, quinzenal ou mensal. A duração da sessão é de cerca de 1 a 2 horas.

Coaching Escolar

O Coaching escolar é uma modalidade específica direcionada para o desenvolvimento e, consequente, facilitação da capacidade de aprendizagem do estudante.

Atualmente, como cada vez mais é exigida uma boa formação para a conquista do sucesso profissional, é essencial que os alunos estejam motivados para estudar e que sejam eficientes no cumprimento do objetivos anuais. Para isto, o processo de Coaching Escolar segue uma estratégia base: definição duma meta relacionada aos estudos, reconhecimento dos obstáculos, identificação da estratégia comportamental a ser aplicada e realização do treino composto de avaliações periódicas.

Este procedimento poderá ser aplicado a alunos da educação infantil, ensino preparatório, ensino secundário e ensino superior, uma vez que as ferramentas podem ser empregues em qualquer pessoa, inclusive em crianças, desde que tenha orientação de um profissional com conhecimento pedagógico.

Com essa metodologia, os estudantes são beneficiados em diversas questões: desenvolvimento motor, melhoria da aprendizagem, escolha da profissão, planeamento da carreira, entre outros.

«
»