14 Jul, 2017

Círculo de Excelência

14 Jul, 2017

Objetivo da técnica: desenvolver/ativar  recursos, ou sensações positivas de confiança.

Passos:

  1. Coloque-se de pé e permita-se recordar (de olhos fechados) uma altura em que se sentia muito, muitíssimo, confiante. Reviva esse momento, veja o que você via, ouça o que ouvia e sobretudo senta o que sentia.
  2. Ao sentido a confiança no seu corpo, imagine um círculo no chão em torno dos seus pés. Coloque uma cor que lhe transmita essa confiança; Coloque-lhe um som, uma música, um zunido suave ou qualquer elemento sonoro que possa sinalizar como o círculo é poderoso. Envolva-se inteiramente com este experiência de excelência (confiança).
  3. Quando o estado de confiança estiver no auge, saia do círculo, deixando lá dentro todas essas poderosas sensações que estava a experiênciar. Abra então os olhos e pense nalguma coisa longe dali ou veja as horas. Volte novamente para dentro do círculo. Observe se o estado de recursos (confiança) voltou a tomar conta de si. O círculo agora é uma extraordinária âncora de excelência. Se a ancoragem não for suficiente repita o processo desde o passo 1. (Quando tiver um Círculo forte, passa ao passo seguinte).
  4. Pense no seu futuro numa experiência onde irá precisar dessa mesma sensação de confiança. Veja o que vê, ouça o que ouve momentos antes de precisar se sentir confiante. (A pista pode ser a porta da sala do seu chefe, o telefone do seu escritório ou seu nome ao ser apresentado antes de uma conferência).
  5. Assim que as pistas (momento antes) estiverem claras na sua mente, entre de novo no círculo e torne a sentir aquela sensação. Imagine a mesma situação a desenrolar-se a sua volta no futuro, com os sentimentos de autoconfiança totalmente a sua disposição.
  6. Agora saia novamente do círculo, deixando lá as sensações de autoconfiança. Do lado de fora aguarde um pouco e pense de novo no que está para acontecer. Automaticamente voltará a sentir as sensações do círculo. Isto significa que já está programado para o acontecimento futuro, podendo sentir-se melhor em relação ao que está para acontecer… e quando chegar a hora, irá reagir totalmente seguro e com a autoconfiança muito maior.
«
»