Ao longo da nossa carreira, cerca de um terço das nossas horas de vigília são gasto no trabalho. Este número é considerável, logo será mais aceitável se estas horas são gastas a fazer algo que nos faz feliz. Ser feliz no trabalho nem sempre parece fácil, mas é possível.
Leia as nossas dicas para uma vida profissional mais feliz.
1. Defina três pequenos objetivos diários
2. Evite a negatividade
3. Faça o seu próprio espaço de trabalho
4. Tome posse do seu desenvolvimento profissional
5. Seja orientado para o futuro
1. Defina três pequenos objetivos diários
Às vezes pode ser difícil sentir que está a progredir num projeto no meio de constantes interrupções de e-mails, telefonemas e prioridades conflitantes.
Ao anotar três pequenas coisas que gostaria de realizar a cada dia – e depois riscá-las da lista conforme as faz -, poderá lembrar-se do grande progresso que realmente está a fazer.
Uma das melhores maneiras de definir e acompanhar o seu trabalho diário é com um quadro Kanban. Se nunca usou um, experimente. É simples e eficaz. Experimente também a aplicação Trello.
2. Evite a negatividade no local de trabalho
Não importa o quanto seja feliz, a negatividade, a entriga e os colegas de trabalho queixosos podem ser um dreno para a sua energia. Em vez disso, tente fazer amigos com colegas de trabalho que sejam positivos, colegiais e possam fornecer uma boa rede de suporte e recursos.
Melhor ainda … seja essa pessoa positiva e solidária. As hipóteses são que também irá avançar na sua carreira.
3. Faça seu próprio espaço de trabalho
Como é que gasta o seu tempo no seu espaço de trabalho? Será muito útil se estiver confortável, relaxado e reflexivo. É fundamental mantê-lo simples, e eficaz. O excesso de estímulos externos no seu espaço de trabalho pode levá-lo à distração.
4. Tome posse do seu desenvolvimento profissional
O desenvolvimento profissional ajudá-lo-á a se sentir conectado à sua carreira e a crescer como profissional. Ouça os conselhos do seu chefe, mas seja o líder do seu próprio caminho. Concentre-se em onde quer estar, em vez de onde está agora. Tome medidas a cada dia que o ajudem a avançar na direção do seu objetivo.
5. Seja orientado para o futuro
Alguns dias maus não parecerão tão sombrios se tiver objetivos sólidos de longo prazo, e poderá ver como o seu trabalho atual se encaixa neles. Envolva-se no presente, mas não perca de vista o quadro geral. A melhor maneira de atingir metas é ter uma meta de longo prazo (de um a três anos). Descreva as etapas necessárias para atingir esse objetivo num fluxograma com uma linha do tempo para cada etapa.
Concentre-se num passo de cada vez. Certifique-se de que sua lista de tarefas diárias inclua algo tangível que o direcione para a próxima etapa do processo de metas.
MIGUEL FERREIRA
Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde.