13 Nov, 2017

A vida como o “Beber Chá”

13 Nov, 2017

Muitas vezes nos interrogamos, qual a melhor forma de estar na vida, sendo que cada um tem a sua própria forma de se reenquadrar nela.

O barómetro poderá estar na forma como nos damos conta que estamos, ou como nos sentimos a cada momento, pois não somos mais que meros intérpretes da vida e cada um interpreta a sua maneira. É isso que nos distingue também dos animais. Será que já viram algum cão ou gato triste por estar a “chover”, por exemplo ou irritado por estar “preso” a qualquer coisa. Pois é, todos nós podemos escolher a forma como queremos ver a vida, os outros e a nós próprios.

É como beber um chá, temos que estar totalmente despertos para apreciar o chá como deve ser. Temos que estar no momento presente. Apenas com a consciência no presente, as nossas mãos podem sentir o agradável calor da chávena. Apenas no presente podemos apreciar o aroma, sentir a doçura e saborear a delicadeza. Se estamos a lembrar o passado ou preocupados com o futuro, perdemos por completo a experiência de apreciar a chávena de chá. Olharemos para a chávena e o chá terá já terminado.

A vida é assim. Se não estamos totalmente no presente, quando olharmos à nossa volta esta terá desaparecido.

Quando pararmos de pensar no que já aconteceu, quando pararmos de nos preocupar com o que poderá nunca vir a acontecer, então estaremos no momento presente. Só então começaremos a experimentar a alegria de viver…

Bem hajam e desfrutem o momento simplesmente pela sua simplicidade.

Miguel Ferreira

«
»