Qual é o seu legado?

A propósito de legado, um dia o senhor porco decidiu ter uma conversa com a senhora vaca, indignado ao perceber que a ela era mais estimada e reconhecida do que ele.

– Eu doo tudo o que tenho aos homens. Eles consomem a minha carne, usam os meus pelos para fazer pincéis, e aproveitam até os meus ossos. Mesmo assim, você, Senhora Vaca, que dá apenas o leite, é muito mais considerada e reconhecida do que eu. Quero saber: Porque é que isto acontece?
A Senhora vaca que ouvia com atenção, respondeu:
– Talvez seja porque eu doo um pouco de mim todos os dias, enquanto estou viva, e você só tem utilidade depois de morto!

Legado não é o que deixa quando morre, mas o que entrega quando sai de algum lugar. Todos os dias, quando volta do trabalho, deixa um legado na empresa. Quando sai duma reunião, duma conversa, do posto de combustível, dum jogo, ou de qualquer outro lugar, deixa uma marca na vida das pessoas; este é o seu legado.
Muitos confundem legado com herança. São coisas diferentes: herança é o que deixará quando morrer, contudo, o legado é que é deixado em vida. Legado é a herança imaterial, aquilo que entrega às pessoas que estão á sua volta; sua marca. Então, se perguntasse às pessoas que estão à sua volta: “Qual é a marca que deixo nas suas vidas?”, qual seria a resposta?

  • Como é que tem influenciado a vida das pessoas?
  • Que impacto tem causado na vida delas?
  • Que tipo de influência tem deixado por onde passa?
  • Qual é a marca que tem deixado?
  • Qual é a marca que quer deixar?

Faça isto em vida, porque depois de morto não irá adiantar nada!

«
»