Pratique o Entusiasmo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

WWW.CHUNKUNG UP.COM 2

Há muitos anos que vou defendendo esta “máxima”, como uma daquelas que fazem a grande diferença!

A palavra Entusiasmo vem do grego e significa ter Deus dentro de si. Os gregos eram panteístas, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Se fosse entusiasmado por Ceres (Deusa da Agricultura) iria ser capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios do cotidiano.

Era preciso, portanto, entusiasmar-se. Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai correr bem, ou torcer para que dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer acontecer.

Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

E a melhor maneira para se ser entusiasmado é agir entusiasticamente!

Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, É o Entusiasmo que traz o Sucesso!

Conheci e conheço muitas pessoas quase todos os dias, que estão à espera de terem melhores as condições, esperam a vida melhorar, o sucesso chegar para que depois se possam entusiasmarem. Nesta condição, a verdade é que nunca se irão entusiasmar com nada.

É o “Entusiasmo” que nos traz uma nova visão da vida.

Estimado leitor, gostaria, pois, de lhe perguntar, como está o seu entusiasmo. Entusiasmo pelo seu país, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?

Se é daqueles que acha impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite – jamais sairá́ dessa situação. É necessário acreditar em si, no seu potencial, na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de se superar, de transformar a realidade.

Deixe de alimentar o negativismo, o ceticismo e a descrença e pratique o entusiasmado pela sua vida e principalmente entusiasmado consigo mesmo, como se continuasse a ser aquela criança de 4 ou 5 anos, curiosa e entusiasmada como tudo o que a rodeia.

Dicas para praticar e treinar o entusiasmo:

  • Comece o dia a cantar. A música é alimento do espírito. Cante qualquer coisa, mesmo que desafinado. Cantar ajuda a dilatar os pulmões e o corpo para tudo o dia tem para lhe oferecer. Se optar por não cantar, então prepare uma playlist de músicas que o inspirem pela manhã e entusiasmem para mais um dia.
  • Ria-se da vida, dos problemas, de si mesmo. Esta é seguramente a essência da felicidade, quando nos rimos de nós próprios. Ria das coisas boas que lhe acontecem, e especialmente das asneiras e peripécias que já causou. Ria abertamente para que todos se possam contagiar com a sua alegria.
  • Aproveite e agradeça por todos os problemas. É nesses que vêm a grande aprendizagem e o crescimento, para que possas ser melhores seres humanos, e para que possamos evoluir. Por de trás de todas as frustrações estão as chaves da nossa evolução emocional, mental e física.
  • Leia coisas positivas, bons livros, poesia, esta é a arte de aceitar a alma. Leia romances, leia a Bíblia, estórias de amor, ou qualquer coisa que faça reavivar os seus sentimentos mais íntimos, mais puros. A nossa frequência emocional é contagiante e ao estar bem-humorado, as pessoas a sua volta também ficarão dando-lhes também mais animo e força.
  • Pratique algum desporto com regularidade diária ou de dois em dois dias. Dessa forma irá sentir-se bem-disposto, mais animado, mais jovem e com mais vigor. Para alem de que o “peso mental” da cabeça é aliviado com essa prática desportiva!
  • Olhe para as suas obrigações com satisfação. Aprenda a colocar amor em tudo o que faz ou faça as coisas de outra maneira para goste de tudo das suas rotinas.
  • Agende espaço na sua agenda para a resolução dos seus problemas e assuntos pendentes. Não deixe que se acumulem, resolva-os logo.
  • Exteriorize tudo! Fale, converse, explique, discuta. O que nos pode “matar” é o silencio e o rancor. Esclareça logo que possível tudo o que for necessário. E também, diga o que sente em relação ás pessoas que estima. Diga que as ama e que precisas delas, principalmente em família. Ensine os seus filhos pelo seu exemplo. O coração agradece. Amar é lindo!
  • Cultive e trabalhe o seu interior. Aceite as suas emoções e aprenda o seu significado. Dê as boas vindas a todas elas, pois são sinais de ação.
  • E não tente praticar estas dicas. Comece já agora!
  • Sugestão para reflexão diária de entusiasmo:
    De manhã, pergunte-se, o que hoje me vai entusiasmar? E deixe que a sua mente projete tudo o que está previsto. Comece logo a viver como quer que sejam os seus compromissos.
    À noite, antes de dormir, pergunte-se: o que é hoje me entusiasmou? E agradeça internamente ou nas suas orações.

….

Bem hajam e sejam entusiastas!

CBPNL online 1

Este é o momento certo. Aproveite a circunstância atual. Renove-se e adapte-se à vida!
Curso de Programação Neurolinguística – ONline – em direto!


2
MIGUEL FERREIRA
Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Psicopedagogo, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde
Executive e Life Coach

a nossa newsletter

Obtenha a sua oferta agora

Preenche o formulário abaixo com o e-mail no qual queres receber o conteúdo de oferta.

👇 Preenche o formulário abaixo para te inscreveres 👇