29 Out, 2018

Estado emocional e mapa positivo

29 Out, 2018

Na sequência de um tema aliciante que tive oportunidade de partilhar com um bom grupo de pessoas, intitulado “Estado Emocional – o motor que faz a diferença”, encontramos a fórmula mágica dentro de nós, sobretudo na forma como construímos a realidade interior, na nossa mente, sendo ai que encontra o nosso mapa da vida que muitas vezes não nos é favorável, pois está um tanto ou quanto desactualizado ou se quisermos desajustado à realidade.

Seria pois muito bom que desenvolvêssemos essa habilidade – criar um bom mapa mental positivo e com isso o tal “motor que faz a diferença”.

Para isso, é fundamental reter algumas das sugestões práticas para que este Verão possa ser uma bateria para o resto do ano, criando assim um estado de espírito gratificante que poderá de facto fazer com que tudo seja melhor:

– Encare os conflitos e tente resolvê-los sem se colocar na posição de vítima.

– Diante de dificuldades, em vez de reclamar, trate-as como um desafio e uma oportunidade de desenvolver sua força interior.

– Tenha objectivos ambiciosos, mas contente-se com o pouco também. Assim, tudo o que conquistar virá de bom grado.

– Semeie pensamentos positivos à sua volta, especialmente em com relação às pessoas mais próximas, pois elas são importantes agentes da sua felicidade e prazer.

– Valorize as pequenas coisas: ouça a sua música preferida, aprecie o pôr-do-sol, a chuva, um sorriso, e tudo o que surgir na sua vida. A felicidade é feita de muitos pequenos momentos felizes.

– Expresse, sempre que possível, as suas emoções. Quando as guarda, elas acabam por afectar a sua clareza e atrapalham a sua felicidade.

– Quando tiver emoções muito intensas, haverá dificuldade para vivenciá-las e expressá-las. Nesse caso, é importante procurar as expressões artísticas (música, dança, desenho, escrita) como canal de expressão dos seus sentimentos. Nunca deixe de expressar as suas emoções por mais difícil que sejam, no momento certo, no local certo, com o estado emocional certo e com a(s) pessoa(s) certas.

Que a felicidade vos atraia mais felicidade.

Bem hajam. Miguel Ferreira

«
»