11 Jun, 2018

Entusiasmo – o combustível

entusiasmo - programação neurolinguística
11 Jun, 2018
entusiasmo - programação neurolinguística

entusiasmo – programação neurolinguística

Um dos métodos mais eficazes de desenvolver o entusiasmo é a programação neurolinguística (PNL).

A palavra Entusiasmo vem do grego e significa ter um Deus dentro de si. Os gregos eram panteístas (acreditavam em vários deuses) e a pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (Deusa da Agricultura) seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez, até torcer para que dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que Acredita na sua capacidade de transformar e fazer acontecer as coisas.

Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e nos outros, na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. E só há uma maneira para ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!

Se esperarmos ter as condições ideais para isso, e depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com nada, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, É o Entusiasmo que traz o Sucesso!

Conheço pessoas que ficam à espera de melhores condições, da vida melhorar, do sucesso chegar para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão. O Entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

Assim, caro leitor gostaria de perguntar-lhe, como é que vai o seu entusiasmo. Entusiasmo pelo país, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso dos seus amigos? Se é daqueles que acha impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite – jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em si próprio. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o seu negativismo, o seu ceticismo, abandone a descrença e seja entusiasmado pela sua vida e principalmente entusiasmado consigo mesmo. Dessa forma conseguirá ver a diferença!

Faça como os passarinhos: comece o dia a cantar. A música é o alimento para o espírito. Cante qualquer coisa, cante desafinado, mas cante! Cantar dilata os pulmões e abre a alma para tudo de bom que a vida tem a oferecer. Se persistir em não cantar, pelo menos ouça música que o anime e deixe-se absorver por ela.

Ria da vida, ria dos problemas, ria de si mesmo, pois começamos a ser felizes quando somos capazes de rir de nós próprios. Ria das coisas boas que lhe acontecem, ria das asneiras que já fez. Ria livremente para todos os que se possam contagiar com a sua alegria.

Não se deixe abater pelos seus problemas. Se se procurar convencer de que está bem, vai acabar por acreditar que realmente está e quando menos esperar vai-se sentir realmente bem. O bom humor, assim como o mau humor, é contagiante. Qual deles quer escolhe? Se estiver bem-humorado, as pessoas a sua volta também irão ficar e isso lhe dará mais força. Leia coisas positivas, bons livros, poesia, pois dizem que a poesia é a arte de aceitar a alma. Leia romances, a Bíblia, estórias de amor, ou qualquer coisa que o faça reavivar os seus sentimentos mais íntimos, mais puros.

Pratique algum desporto, pois o peso da cabeça é muito grande e tem de ser contrabalançado com alguma coisa! Seguramente irá sentir-se mais bem-disposto, mais animado, mais jovem.

Encare as suas obrigações com satisfação. É maravilhoso quando se gosta do que faz, ponha amor em tudo o que está ao seu alcance. Nenhuma barreira é intransponível se estiver disposto a lutar contra ela; se os seus propósitos forem positivos, nada poderá detê-los. Vá resolvendo sistematicamente os seus problemas, o mais imediatamente possível. Fale, converse, explique, discuta, brigue: o que mata é o silencio, o rancor. Exteriorize tudo, deixe que as pessoas saibam que as estima, as ama, precisa delas, principalmente em família. Amar não é vergonha, pelo contrário, é a essência da vida!

Cultive o seu interior e ele extravasará beleza por todos os poros. Não tente, faça. Você pode!

___________________________________

Oportunidades:

Na Chunking-Up PNL – encontramos vários especialistas, altamente dotados para o processo de transformação pessoal, profissional, empresarial e organizacional.

Consulte a nossa agenda, bem com os serviços que dispomos.

Editamos mensalmente cursos básicos e avançados de Programação Neurolinguística, ministrado por formadores/trainers credenciados e certificados para o efeito. Consulte as nossas formações e cursos.

«
»