A Programação Neurolinguística (PNL) pode ser uma ferramenta poderosa no que respeita ao aumento da produtividade, sobretudo, porque auxilia as pessoas a desenvolver uma maior autoconsciência e a gerir melhor os seus estados emocionais e respetiva comunicação. Eis algumas formas de como a PNL pode exponenciar a produtividade:
1. Definição Clara de Objetivos
- Modelo SMART: A PNL incentiva a definição de objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado (SMART). Ao estabelecer objetivos claros e definidos, é mais fácil concentrar-se no que realmente importa, evitando distrações.
- Visualização de Resultados: Através da visualização, a PNL ajuda a criar uma imagem mental clara do objetivo final, o que pode aumentar a motivação e a direção.
2. Gestão de Estados Emocionais
- Âncoras Positivas: A PNL ensina técnicas de ancoragem que ajudam a aceder a estados emocionais positivos (como motivação ou calma) sempre que necessário. Estar no estado emocional certo pode melhorar significativamente a produtividade.
- Reenquadramento: Esta técnica permite mudar a perspetiva sobre situações desafiantes, transformando os problemas em oportunidades.
3. Melhoria das Estratégias Mentais
- Modelagem de Comportamentos de Sucesso: A PNL sugere que se estudem e modelem as estratégias mentais e os comportamentais de pessoas altamente produtivas. Ao imitar estes padrões de sucesso, pode-se melhorar a própria vida.
- Rotina de Excelência: Através da identificação e otimização das rotinas diárias, a PNL ajuda a eliminar os comportamentos improdutivos, substituindo estes últimos por ações que conduzem aos objetivos desejados.
4. Gestão do Tempo e Prioridades
- Hierarquização de Tarefas: A PNL pode ajudar a identificar as tarefas de maior impacto, evitando a dispersão em atividades de menor importância.
- Técnicas de Chunking: Esta técnica envolve dividir tarefas grandes em blocos mais pequenos e exequíveis, facilitando a sua realização.
5. Comunicação Eficaz
- Rapport: Estabelecer um bom rapport (conexão) com colegas ou parceiros de trabalho pode facilitar a colaboração e melhorar a produtividade em equipa.
- Linguagem Positiva: A PNL encoraja o uso de uma linguagem positiva e construtiva, tanto na comunicação interna (consigo mesmo), como na externa (com os outros), o que pode influenciar o ambiente de trabalho e a disposição para agir.
6. Superação de Procrastinação
- Identificação de Crenças Limitadoras: A PNL ajuda a identificar e reestruturar crenças limitadoras que possam estar na base da procrastinação. Ao substituir estas crenças por outras mais capacitantes, a pessoa pode sentir-se mais motivada para a ação.
- Estratégias de Motivação: Utilizar técnicas de PNL para aumentar a motivação intrínseca pode reduzir a procrastinação, ajudando a pessoa a iniciar e a concluir as tarefas de forma mais eficiente.
7. Automatização de Hábitos Produtivos
- Instalação de Novos Hábitos: Através da repetição e da utilização de âncoras, a PNL pode ajudar a instalar novos hábitos que contribuam para a produtividade, como por exemplo uma rotina matinal eficaz ou a prática regular de revisões diárias de objetivos.
Ao aplicar estas técnicas de PNL no dia a dia, é possível melhorar significativamente a produtividade, tanto no trabalho como em outras áreas da vida.
Bem hajam, e boa produtividade.
Saiba mais informações sobre a nossas formações:
MIGUEL FERREIRA
Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Psicopedagogo, Consultor Empresarial, Executive e Life Coach