15 Set, 2018

Cinco Passos Para o Sucesso com PNL

15 Set, 2018

Quando falamos de sucesso, entendemos que é procura de resultados, seja lá o que for. Desta forma encontramos na programação neurolinguística (PNL) um conjunto de princípios e modelos que o irão facilitar no atingir os resultados que quer. Encontramos sucesso com PNL, mas como?

Para isso, são necessários 5 passos fundamentais:

1. Tenha Um Objectivo (Meta)

É fundamental ter em mente um objectivo para tudo o que faz. Escolher não fazer nada ou perambular pela vida é um objectivo. Entenda que a escolha é sempre sua e pergunte-se: “Como é que este objectivo me está a servir?” Quando não tem nada de específico para alcançar, irá seguramente ajudar alguém a atingir o seu objectivo! Quando isso sucedesse, poderá ter a sensação que alguém lhe tirou a vantagem de escolher. Ou até poderá culpar a outra pessoa por isso. Ou então perceba que foi você que escolheu esse caminho e, ao fazer isso, criou os resultados decorrentes. Não há ninguém para ser responsabilizado. Fique consciente das escolhas que está a fazer na sua vida e das consequências (recompensas) que surgem.

Qual é o seu objectivo ao ler este artigo? Se for simplesmente ler este artigo – congratule-se, está a caminho de alcançá-lo! Ou pode querer considerar o seguinte objectivo: encontrar pelo menos uma ideia neste artigo que se a adoptar hoje, pode mudar a sua vida para melhor. Quando estiver pronto, porque não estabelece outros objetivos que gostaria de alcançar na área da saúde, dos relacionamentos, da carreira, da família…?

2. Faça alguma coisa (ação, ação, ação…)

Muitas pessoas mesmo tendo um objetivo claro não agem para alcançá-lo. Quantas vezes já ouviu um amigo (ou até você mesmo) falar apaixonadamente sobre construir ou alcançar algo ou fazer uma viagem especial. E no entanto, nunca se empenhou completamente e aquilo permanece apenas como um sonho. Por exemplo, suponha que o meu objetivo é viajar no próximo fim de semana para o Algarve, para desfrutar das belas praias e restaurantes. A não ser que eu faça algo, tal como entrar no carro e conduzir para o Algarve (ou apanhar o autocarro, comboio ou avião), isso irá permanecer como um objetivo. Um objetivo que eu gostaria de alcançar no próximo fim de semana, no próximo mês, no próximo ano,…

3. Use a sua acuidade sensorial

Necessitamos aqui de prestar atenção e ter alguma forma de medir para saber se o que está ou não a fazer o está a aproximar em relação ao seu objetivo. Ou, talvez, já o alcançou ou está a ir na direção errada. Retornando ao exemplo de desfrutar um agradável final de semana no Algarv. Suponha que eu estou a conduzir na auto-estrada, quando uma placa indica o corte a 1 kilómetro “Algarve”. Aqui poderei perceber esta informação ou como fazemos muitas vezes – poderei ignorá-la e continuar em frente. Quem é que já não fez isto? Nessas alturas não estamos a prestar atenção ao que é importante e ao que estava a acontecer na vida!

4. Seja Flexível

Realmente, algumas pessoas vêem as placas de sinalização da vida e escolhem não reconhecer que precisam mudar de rumo, de comportamento, etc. No exemplo mencionado, eu posso escolher e perceber que conduzi 100 km na direção errada (oeste, quando o meu destino era sul) e esperar, que se persistir bastante tempo nesta direção, eventualmente tudo irá dar certo. Ou posso tomar consciência da placa de sinalização e decidir explorar quais são as outras opções disponíveis – retornar no próximo retorno e direcionar-me para o Algarve, dirigir-me para a cidade de Lisboa e apanhar um avião para o Algarve, ou escolher passar o fim de semana em Setúbal e desfrutar dos seus restaurantes e da vida nocturna.

5. Assuma a Fisiologia e a Psicologia da Excelência

Lembre-se que os seus pensamentos (representações internas) afectam a sua fisiologia e que a sua fisiologia afecta os seus pensamentos. Na sua mente, é fundamental construir/imaginar pensamentos (imagens, sons, sensações, sabor e cheiros) para alcançar o seu objetivo, enquanto adopta a fisiologia como se já o tivesse alcançado.

Isto lembra-me uma história, dum amigo que conheci há uns anos. Depois de se licenciar em gestão, ele queria ser executivo duma instituição financeira. Depois da sua graduação, o melhor emprego que conseguiu no inicio foi no sector de expedição de correspondência duma instituição financeira. Isto de maneira nenhum o desanimou. Todos os dias, apresentava-se no trabalho de fato e gravata e movimentava-se como se já fosse um executivo – na sua mente, ele era um executivo que, só por acaso, estava a ter uma pequena experiência na expedição. Acham que ele foi notado? Com certeza! Acham que ele progrediu na instituição financeira – SIM! Alguns anos mais tarde, a administração reconheceu o que ele sabia desde o inicio e oficialmente nomearam-no executivo da instituição financeira. E a PNL é muito mais do que isto!

___________________________________

Oportunidades:

Na Chunking-Up PNL – encontramos vários especialistas, altamente dotados para o processo de transformação pessoal, profissional, empresarial e organizacional.

Consulte a nossa agenda, bem com os serviços que dispomos.Editamos mensalmente cursos básicos e avançados de Programação Neurolinguística, ministrado por formadores/trainers credenciados e certificados para o efeito. Consulte as nossas formações e cursos.

«
»