06 Out, 2018

Alcançar objetivos: 12 Estratégias Essências

06 Out, 2018

Para que consiga progredir em todas as áreas da sua vida, é essencial estabelecer e alcançar metas. Quer seja em objetivos mais simples, tal como aprender um novo hobbie, a tarefas mais complexas, tal como uma nova formação profissional, é necessário estabelecer estratégias para que os consiga alcançar.

12 estratégias essenciais para que alcance os seus objetivos:

1. Tenha uma atitude positiva

É essencial que tenha uma atitude positiva em relação ao seu futuro. O otimismo irá ajudá-lo a acreditar que conseguirá cumprir com as suas metas, diminuindo assim a ansiedade e o stresse.

2. Crie objetivos claros e bem formulados

Estabeleça metas significativas e atraentes de forma clara, objetiva e bem formulada. Isso irá ajudar-lo a ter uma visão mais translúcida do futuro, com mais foco e ambição.

3. Defina metas conciliadoras

Procure conciliar e equilibrar as suas metas e objetivos de maneira que possa avançar em qualidade nos múltiplos contextos em que co-habita, nomeadamente, entre o contexto relacional/familiar e o contexto profissional.

4. Faça planos mensais

Quando os seus objetivos forem específicos, é muito importante fazer planos mensais ou com outra periodicidade, de acordo com as exigências de cada um. É mais fácil manter-se determinado naquilo que faz quando sabe quais são os próximos passos.

7. Foque-se numa coisa de cada vez

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo aumenta as possibilidades de acabar com um resultado pouco satisfatório. Primeiro, faça aquilo que é mais urgente ou difícil e depois siga para as tarefas mais simples.

6. Estabeleça compromissos

Se por exemplo, o seu objetivo éter uma dieta mais saudável, faça um compromisso diário de como se irás comportar naquele dia ou semana, e quais são as coisas que não irá fazer em qualquer refeição. Seja criativo e decida o melhor e mais gratificante para si.

7. Conheça os seus próximos passos

Saber exatamente o que precisa fazer no próximo passo é ótimo para que se sintas mais focado e motivado nos seus objetivos.

8. Faça um pouco todos os dias

Reserve ou feche na sua agenda diária o quê, quando, e quanto fazer. Faça um pouco de cada atividade todos os dias, de forma a que se desenvolva com mais profundidade e consistência. Seja equilibrado e realista!

9. Partilhe publicamente os seus objetivos

Se contar às outras pessoas o que pretende fazer sentirá maior compromisso para consigo e perante os outros, e assim, mais força terá para cumprir.

10. Ajude as outras pessoas

Reserve tempo na sua agenda para se dedicar aos outros a sua volta. Esta é uma forma de criar harmonia a sua volta e partilhar ideias mais diversificadas.

11. Monitorize as suas ações diariamente

Manter-se a par daquilo que fez e do seu progresso vai ajudá-lo a avaliar de forma crítica aquilo que tem conquistado e como pode melhorar. “O que não é medido não pode ser gerido (e melhorado).”

12. Use um sistema de recompensa. 

Pode usar um sistema de recompensas para que, quando alcançar novas conquistas, possa ser retribuído justamente e que se sintas mais seguro e motivado.

«
»