15 Set, 2019

A Mente “mente”

15 Set, 2019

Uma das Causas da mediocridade Mais comprometedoras na vida é Uma Condição Chamada de Síndrome do Espelho Retrovisor (SER). Ou seja, um subconsciente da mente é equipado com um “espelho retrovisor”, muitas vezes autolimitador, através de qual vivência e recriação dinâmica como nossas experiências passadas. Assim, convencer-nos de quem somos ou que fomos passados, e isso pode limitar o nosso verdadeiro potencial presente. De forma recorrente, vamo-nos limitando pelas convicções redutoras que você comprou no passado. Ao longo do tempo, terminamos filtrando todas as nossas escolhas com base nessas convicções – desde a hora em que acordamos de manhã até os objetivos que estabelecemos e consideramos, ou não, são possíveis para nós. Deseja criar uma vida melhor, mas muitas vezes, devido a limitações automáticas, nem únicas nos permitidos sonhar ou projetar.

As pesquisas da neurociência demonstram que, por dia, temos cerca de 50 a 60 mil pensamentos. O problema é que 95% desses pensamentos são os mesmos que pensamos no dia anterior e no dia antes desse. Ora, então, não é de surpreender o número de pessoas que passam a vida inteira, dia após dia, ano após ano, sem alterar a qualidade de vida, exatamente devido aos padrões que estabeleceu para viver.

Carregando uma mochila velha e desgastada, muitas vezes, vamos reviver os tensões múltiplas, transpondo para o dia de hoje e as medições e as preocupações de ontem. Desta forma, diante de certas oportunidades, acede rapidamente ao nosso espelho retrovisor (pensamento contínuo – uma mente) para avaliar as nossas experiências passadas. “Não, nunca fiz nada assim antes. Nunca produzi neste nível. De fato, fracassos, repetidas vezes.”Da mesma forma, quando ocorrem como adversidades, voltamos ao nosso espelho retrovisor confiável para nos orientar na forma como reagir. “Sim, existe uma falta de sorte. Isso está sempre acontecendo comigo. Vou apenas desistir; é o que tenho feito quando as coisas se tornam mais difíceis.”

Se de fato, queremos ir além do passado e transcender como permissões, é fundamental parar de viver a partir do espelho retrovisor (da primeira idéia mental que vem à cabeça) e começar a imaginar uma vida de possibilidades ilimitadas.

Aceitar o paradigma

O passado não é igual ao futuro.

Posto isto, fale consigo mesmo de uma maneira que inspire confiança e que faça acreditar que é possível e agir de uma maneira mais funcional. Nem é necessário acreditar nisso no início, sendo, porém, ou mais provável no início. Até se sentir desconfortável e com alguma resistência. Aceite isso! Repita para o mesmo que quer acreditar, pois, dessa forma, um subconsciente mente absorve essas autoafirmações positivas.

Não imponha restrições desnecessárias ao que fazer para si. Pense grande, mais do que se tem permitido até agora. Esclareça o que de fato deseja, e condicione-o a si mesmo para desenvolver uma crença de que é possível, concentrando-se e afirmando que todos os dias. Simultânea e consistentemente siga na direção de sua visão, até que torne sua realidade. Não há nada no tempo, pois não é possível fracassar – apenas aprender, crescer e tonar-se melhor do que nunca, simplesmente pela dedicação que está disposto a ter, na direção do seu objetivo, seja qual for.

Lembre-se:

O local onde está hoje é o resultado de quem era ontem. Mas o caminho para onde vai amanhã depende de quem pode ser selecionado, a partir deste momento.

 

 

Bem hajam,

programação neurolinguística

MIGUEL FERREIRA

Consultor Formador Mestrado Avançado, Profissional e Instrutor de Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde.

«
»