Logo Vector Maio 01
Artigos

7 lições sobre a ansiedade

7 lições sobre ansiedade
7 lições sobre ansiedade

Quem é que já não teve a ansiedade a interferir no aproveitamento da vida? Frequentemente, psicólogos e terapeutas dizem-nos coisas que acabam por piorar a situação. Por isso, precisamos de encontrar soluções junto de pessoas que descobriram uma forma de expressar a sua verdadeira natureza calma. Aqui estão algumas lições sobre a “ansiedade” que o podem ajudar:

  1. Ansiedade é um sinal de que algo é importante para si

A ansiedade não nos precisa assustar, como acontece com a maioria das pessoas. Não temos de entrar em pânico, pois isso só reforça a ansiedade. Em vez disso, encare a ansiedade como um sinal curioso de algo que é importante para si. Se está nervoso, é porque se importa. As emoções são aliadas. Quando compreender isso, a ansiedade diminuirá.

  1. A ansiedade é uma construção mental

Por um momento, afaste-se da sua cabeça e olhe para a situação de forma objetiva. A ansiedade não é uma “coisa” real, como pensamos. É um conceito criado pelo ser humano – um rótulo. Define a pressão que sentimos quando resistimos a uma emoção. Leia isto novamente. Quando resistimos menos e vemos as emoções sob outras perspetivas – como “excitação” ou “energia” – tudo muda.

  1. A autocompaixão dissolve a ansiedade

Sentir compaixão por nós próprios surge naturalmente quando deixamos de nos criticar constantemente. Uma mente mais tranquila cria o ambiente perfeito para a autocompaixão. Podemos reforçar este sentimento ao procurar evidências de que somos dignos de compaixão. Quando o fazemos, a ansiedade dissipa-se.

  1. Quanto mais pensamentos tiver, mais ansioso se sentirá

Se já acordou a meio da noite a pensar incessantemente nos seus problemas até entrar em pânico, sabe do que falo. Isto acontece porque continuamos a alimentar pensamentos negativos. Focamo-nos no que está errado e isso intensifica a ansiedade. Redirecionar a atenção para a respiração ou repetir um mantra reconfortante, como “está tudo bem”, ajuda a reduzir o volume de pensamentos e a acalmar a mente.

  1. Maus hábitos de saúde aumentam a ansiedade

Não é que comer alimentos processados o torne ansioso. O problema é que, quando desregula o seu corpo e a sua saúde com uma má alimentação, torna-se mais vulnerável a padrões de pensamento negativos, que alimentam a ansiedade. Cuide do seu corpo e criará um ambiente físico mais propício para uma mente tranquila.

  1. As outras pessoas não podem diminuir o seu valor

Alfred Adler disse: “Todos os nossos problemas são problemas interpessoais.” No fundo, todo o nosso sofrimento está relacionado com o que pensamos sobre nós próprios em relação aos outros. No entanto, tem um poder especial quando compreende verdadeiramente que os outros não podem reduzir a sua autoestima. Como assim? Porque a autoestima é apenas um conceito que criou para si próprio.

  1. A calma é uma atitude

Um erro comum é acreditar que precisamos das condições ideais para nos sentirmos calmos: que os filhos estejam a dormir, que as finanças estejam em ordem, que o tempo esteja perfeito. Errado. Tudo se resume à perceção. A ansiedade é criada internamente. Por isso, para viver uma vida mais calma, tem de decidir manter-se calmo, independentemente do que esteja a acontecer à sua volta. Quando consegue fazer isso, relaxa, melhora o seu desempenho e a vida torna-se mais fácil.

Bem hajam e uma vida em pleno.

 

Saiba mais informações sobre a nossas formações:

Programa – PNL – Chunking-Up


2MIGUEL FERREIRA
Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Psicopedagogo, Consultor Empresarial, Executive e Life Coach

a nossa newsletter

Logo Vector Maio 01

Quando falamos de educação ou formação também falamos de programação, não sendo descabido pensar que todos fomos programados

© 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados - Chunking-Up PNL - Programação Neurolinguística Portugal
Designed by

Obtenha a sua oferta agora

Preenche o formulário abaixo com o e-mail no qual queres receber o conteúdo de oferta.

👇 Preenche o formulário abaixo para te inscreveres 👇