22 Jul, 2019

5 RAZÕES para aprender PNL

22 Jul, 2019

Ainda muitas pessoas vão perguntando o que é isso da PNL?

E talvez mais importante que explicar o que é, talvez seja melhor deixar aqui 5 motivos REAIS pelos quais deveria aprender PNL (e começar logo que possa…)

O certo é que muitas pessoas querem aprender PNL como uma ferramenta de autoconhecimento, mergulhando dentro de si mesmos na procura de sentido, propósito ou uma nova perspectiva de vida. Ou então ultrapassar questões mal resolvidas do passado, ou até mesmo lidar com as próprias emoções e sentimentos. Neste sentido a PNL é fantástica, pois consegue muito mais rápidamente alterações de estados do que qualquer outra corrente de intervenção mais consciente. Alguns testemunhos de pessoas com tive o prazer de colaborar são surpreendentes.

Para muitas pessoas, a procura do aprofundamento da PNL foi a vontade de explorar mais o seu potencial. Estas acreditam que ao conseguir usar mais o seu potencial mental, as suas vidas tornam-se mais fáceis e conseguirão ter mais resultados. E por norma é mesmo isso que costuma acontecer.

Neste artigo, seguem descritos 5 benefícios que poderá esperar depois de aprender PNL.

BENEFÍCIO #1 – TER MAIS PENSAMENTOS POSITIVOS

A base de qualquer sonho ou desejo é o pensamento: imagina-se a trocar de carro, a comprar uma casa ou apartamento novo, a receber um prémio extra no fim do ano, ou a ser promovido. E todos sonhamos! Sonhar é viver. Tal como dizia Einstein: – “A imaginação é mais importante que o conhecimento”.

Todos nós possuímos pensamentos negativos, que nos limitam e nos “deixam em baixo”. A PNL de forma inteligente mostra na prática como identificar, transformar ou eliminar esses pensamentos sabotadores que impedem os nossos sonhos de se realizarem. De seguida colocaremos pensamentos positivos que nos vão impulsionar na direção dos nossos sonhos.

Os pensamentos geram sentimentos, os sentimentos geram ações, as ações geram resultados. Cultive pensamentos negativos e terá maus resultados. Cultive pensamentos positivos e terá bons resultados.

BENEFÍCIO #2 – MELHORIA DA QUALIDADE DOS SEUS RELACIONAMENTOS

Nós vivemos em sociedade e por necessitamos de nos relacionarmos com outras pessoas, mesmo contra a nossa vontade. A qualidade desses relacionamentos depende da nossa habilidade de nos relacionarmos.

Naturalmente existem pessoas “difíceis” e relacionamentos “disfuncionais”, mas quando consegue sintonizar com a outra pessoa, compreende-la, tendo flexibilidade, passará a controlar o sistema, em vez de sentir impotente e reactivo.

Esta é uma das principais habilidades da PNL. Conseguir estabelecer relacionamentos profundos e de confiança rapidamente e poder influenciar as pessoas de forma positiva.

E isso não se aplica somente a relacionamentos pessoais, mas inclusive em relações comerciais, com clientes, colegas de trabalho, chefes, subordinados, etc.

BENEFÍCIO #3 – DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades ou competências:

Estar consciente das suas emoções e como as mesmas mudam.
Controlar os seus humores e usá-los para ajudá-lo a pensar.
Motivar-se a si mesmo.
Entender os humores dos outros.
Comunicar-se com as outras pessoas.
De alguma forma qualquer pessoa tem estas habilidades. O que procuramos desenvolver com os programas de PNL é o desenvolvimento destas habilidades ao nível da maestria.

BENEFÍCIO #4 – TORNAR-SE MAIS RESILIENTE E PRÓXIMO DO SUCESSO

Tem medo de falhar? Falhar é absolutamente normal. Mais do que isso, o “fracasso” faz parte do sucesso. Ninguém alcança o sucesso sem ter acumulado dificuldades, frustrações e “fracassos”. Só não falha quem nunca tentou.

O que importa é como reagimos às adversidades que nos traz a vida. Tudo irá depender da forma como pensar, que irá gerar um estado emocional e dai irá gerar a sua ação.

Poderá reprogramar-se para encarar o “fracasso” como feedback, ou seja, informação útil que o irá direcionar automaticamente para a próxima tentativa. E a cada nova tentativa, após os ajustes adequados, irá aproximar-se mais do inevitável sucesso.

BENEFÍCIO #5 – MELHORES RESULTADOS EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA

Imagine que tem num terreno uma árvore que está quase a morrer. Apesar de ser uma árvore “nova”, aparenta estar velha e cansada. A sua folhagem que era um verde vivo, passou a ser verde opaco, e, de uns tempos para cá, sem vida, com as folhas a cair antes da estação. Os frutos que antes eram deliciosos, hoje já não têm sabor. Porque motivo os frutos já não são tão saborosos?

Muitas vezes, para solucionar problemas, necessitamos de dedicar-nos ao que não está visível. Os seus pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram ações, ações geram resultados. Caso os seus resultados não estejam de acordo com o esperado, necessita olhar para dentro. Como na árvore o problema não no que é visível, mas sim no invisível, no solo. É onde os vegetais captam os nutrientes fundamentais para gerar bons frutos.

De nada vale procurar culpados pelas mazelas da nossa vida ou responsabilizar os fatores externos, tal como a economia, o tempo, o que nos falta. É fundamental concentrar-nos naquilo que temos controle. A única coisa que poderá ter controle é sobre si mesmo – nos seus pensamentos, sentimentos e ações. Ao controlar o seu interior, o seu mundo exterior irá refletir-lhe isso.

Comece já a construir um futuro melhor para si e a sua família. Procure um programa adequado às suas necessidades e aumente o seu nível de qualidade de vida.

Bem hajam,

programação neurolinguísticaMIGUEL FERREIRA

Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde.

«
»