02 Set, 2017

PNL e Liderança

02 Set, 2017

 

Como seria a nossa liderança, se tivéssemos nas mãos as ferramentas mais avançadas de comunicação e resolução de problemas, garantindo êxitos sucessivos e resultados positivos no trabalho?

Excelente! – diríamos nós.

Mas, como alcançar tais metas e concretizar tais objetivos?!

É ponto assente que a forma como pensamos influencia os nossos hábitos e comportamentos e, por consequência, os resultados que obtemos na vida. Nesse sentido, a PNL, ao permitir compreender como programamos a nossa mente, utilizando a linguagem, e como podemos (re)programá-la para alcançar os objetivos que desejamos, surge como uma ferramenta fundamental ao nosso serviço.

A PNL ajuda-nos de múltiplas formas. Auxilia-nos a estabelecer objetivos concretizáveis, a superar bloqueios e limitações, potencia a autoestima e o impacto positivo que temos nos outros, ensina-nos a lidar com problemas de relacionamento, stress e situações de pressão emocional (medos, ansiedade…). Mais. A PNL ajuda-nos a desenvolver a capacidade de comunicar, treinar, motivar e gerenciar, sendo uma mais-valia no mundo corporativo.

A este propósito podemos dizer que, neste momento, a PNL é procurada por muitos executivos, administradores e consultores, oriundos das mais diversas organizações, e cujo intuito é melhorar os resultados globais: equipa, liderança e gestão.

Incorporar os métodos da PNL no repertório dos afazeres diários, empresarias e institucionais, permitirá desenvolver múltiplas habilidades, perspetivas de atitude e flexibilidade comportamental, melhorando o desempenho a diferentes níveis: relacionamentos complexos empresariais, estruturas corporativas rígidas e forças de trabalho altamente estressantes.

Assim, e para aqueles que ocupam posições de liderança, com responsabilidades multifuncionais, a PNL pode ser a muleta que faltava. Ela não é a solução, é antes um recurso que pode ser utilizado para obter soluções. A PNL, fortíssima na arte de gerenciar e liderar, pode contribuir para a criação daquele clima positivo que todos desejam que trespasse e ressoe em cada elemento da cultura organizacional. Ela fornece a chave para atrair e manter, conduzindo e motivando os parceiros a darem verdadeiramente o seu melhor.

Colaboradores talentosos requerem líderes exigentes!!

«
»