O executivo e o pescador

Uma certa vez um executivo resolveu pescar no fim de semana. Como bom executivo que era, fez um planeamento detalhado, comprou a melhor cana, o melhor anzol, a melhor isca, o melhor carro para transportar o equipamento e escolheu no mapa o melhor rio, onde havia o melhor peixe.
Chegando no local, instalou-se no melhor lugar, às margens do rio, lançou a sua isca e esperou. Uma hora, duas horas, três horas e nada! Não conseguiu pescar nenhum peixe.
Eis que chega um pescador descalço, chapéu na cabeça, cigarro na boca e uma varinha de bambu sobre o ombro. Senta-se e lança a sua isca no rio e logo pesca um peixe enorme. Retira o peixe da água, olha para ele, e devolve-o ao rio. O executivo fica intrigado com aquilo.
Pouco depois, pesca outro peixe enorme. Mais uma vez, devolve-o ao rio. O executivo começa a ficar irritado.
Finalmente, pesca o terceiro peixe, novamente um peixe enorme, e devolve-o ao rio. O executivo não aguentou e achou que aquilo era provocação. Levantou-se e foi ter com ele para tirar satisfações.
Escute, há três horas que estou aqui, com a melhor cana, o melhor anzol, a melhor isca, e não consigo pescar nada. O senhor chega aqui, pesca três peixes enormes, um depois do outro, e devolve-os ao rio. O senhor deve estar querer gozar comigo?
– Não senhor! Não me leve a mal, por favor. É que lá em casa eu só tenho tabuleiros (fôrmas) pequenas para assar o peixe. De que me adianta levar para casa aqueles peixes enormes se eles não vão caber nos meus tabuleiros (fôrmas)?
Esta metáfora fala-nos sobre mudança de paradigmas. Paradigmas são as nossas “fôrmas” nas quais vamos encaixando o mundo, a realidade, as nossas experiências, as nossas percepções.

Tal como na história, às vezes é necessário ampliar ou modificar as nossas fôrmas para que possam conter novos elementos, os “peixes grandes” (ou diferentes) que a vida nos manda.

Bem hajam,

programação neurolinguísticaMIGUEL FERREIRA

Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde.

«
»