A PNL – Programação Neurolinguística pode ser uma forma excelente para desenvolver uma mentalidade forte.
Poderemos faze-lo de forma consciente ou inconsciente, sendo esta última a que é mais efetiva, pois provoca alterações de fundo e não apenas na superfície.
A forma como pensamos determina não só o nível de sucesso que alcançamos na vida, mas também o tipo de mindset (mentalidade) que teremos.
Se queremos ir mais longe, há 10 pensamentos que devemos evitar.
1. Evitar preocupar-nos excessivamente com as coisas que não podemos controlar
“As coisas que realmente precisamos estão sempre sob o nosso controle”. Séneca
O estado de preocupação decorre do desejo de se estar no controle. Muitas vezes, queremos controlar o nosso ambiente e os resultados que realizamos, mas esse desejo não é real. Quanto mais tentamos controlar as coisas que não conseguimos controlar, mais ansiosos nos sentimos. Isto esgota a nossa energia mental.
2. Evitar o ressentimento pelo sucesso dos outros
Na atualidade, e com a facilidade de aceder à comunicação através das redes sociais, é muito fácil ressentirmo-nos pelo sucesso de outras pessoas. Para onde quer que olhemos, alguém está melhor do que nós ou pelo menos parece. Optar e deixar que mentalmente invejemos estas situações, não é boa opção! Portanto, apoiemos as pessoas quando estão a ganhar – e sejamos “mestres da apreciação”, pois para além de recebermos uma carga de altruísmo recíproco, também seremos mais felizes.
3. Evitar importar-se com o que os outros pensam
Gastar o tempo a importarmo-nos com o que os outros pensam é prejudicial, pois deixa-nos stressados e afasta-nos do objetivo original. Em vez disso, criemos um grupo de mentores e procuremos o feedback de pessoas cujas opiniões valorizamos e respeitamos.
4. Evitar fugir da responsabilidade
Cada vez que nos afastamos da responsabilidade, tornamo-nos mais dependentes de outras pessoas. Assumir a responsabilidade liberta-nos dos constrangimentos dos outros, pois quanto mais propriedade temos sobre as nossas circunstâncias, mais influência podemos exercer sobre elas.
5. Evitar pensar que a vida nos deve alguma coisa
Todos sabemos que a vida pode ser difícil e que as dificuldades nos acompanham até à morte. Não obstante, a vida não nos deve nada. Se não gostamos da vida que levamos, façamos algo para mudar! Se não gostamos da nossa cidade ou país, mudemo-nos! Se não gostamos da nossa situação financeira, esforcemo-nos por melhorá-la!
6. Evitar sentir pena de si próprio
Não nos permitamos ser uma vítima da vida, pois é sabido que coisas más e inesperadas acontecem. Facilmente nos tornamos vítimas da nossa mente quando não a educamos. Por isso, e tendo em consideração que a autopiedade é destrutiva, devemos desenvolver esforços no sentido de adotar uma perspetiva diferente, sobretudo, porque se pensarmos bem nas circunstâncias, percebemos que na maioria das vezes não haveria muito a fazer.
7. Não ter medo de ficar sozinho
Aprendermos a ficar sozinhos é extremamente necessário, pois este período poderá ser excelente para o encontro de cada um consigo mesmo, crescer e amadurecer psicologicamente, organizar-se e traçar uma visão para os próximos tempos.
8. Não ter medo de desafios difíceis
Desafios difíceis forçam-nos a expandir a mente e, por isso, a melhor maneira de aprendermos é através do trabalho duro. Nesta perspetiva, façamos algo difícil todos os dias. Identifiquemos a tarefa mais desafiadora e completemo-la antes de fazer qualquer outra coisa.
9. Evitar stressar-se com o passado
O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Contudo, podemos mudar o seu significado, impedindo que seja intrusivo. Tudo o que precisamos de fazer é deixá-lo ir, transformar o seu sentido e importância, retirando daí as aprendizagens positivas necessárias à vida.
10. Pensar em desistir
Desistir, implica abandonar algo que poderia avançar. Quando definimos uma meta e nos comprometemos a progredir em direção à mesma, não há razão para não termos sucesso.
Tal como mencionou Albert Einstein: “Nunca falhamos até pararmos de tentar”.
Bem hajam e boas mentalidades.
Mais artigos sobre relacionamentos:
PNL: o poder do estado
A Aplicação da PNL: empresas e empresários
10 estratégias fundamentais para uma comunicação excelente (PNL)
As principais técnicas da PNL no Coaching Executivo
PNL & Inteligência Emocional
Saiba mais informações sobre a nossas formações:
MIGUEL FERREIRA
Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Psicopedagogo, Consultor Empresarial, Executive e Life Coach