Logo Vector Maio 01
Artigos

Liderança Empática

Este estilo de liderança tem provado ser uma das melhores formas de progresso no âmbito de grandes equipas, nos mais diversos contextos empresariais e organizacionais. Nomeadamente, no processamento de queixas e insatisfações.

Se quer fazer a diferença no lugar onde atua e influenciar positivamente as pessoas que o rodeiam, será fundamental desenvolver habilidades de influência e, consequentemente, liderança. Necessita desta habilidades independentemente de qual for o seu nível hierárquico, posição ou situação dentro da empresa.

Quando falamos de desenvolvimento de pessoas, talvez o maior desafio seja saber lidar com o aspeto comportamental. Diversos estudos, levados a cabo por vários investigadores, mostram que o elemento distintivo são as pessoas que ocupam as posições de maior responsabilidade. Não só pelas suas capacidades técnicas, mas sobretudo pelo estilo de liderança: neste caso, a liderança empática. Especificamente, será essencial estar presente de forma integral, saber ouvir, incluir e conciliar situações. Estes líderes, têm sempre presente a coerência, a ética, a integridade e a fidelidade aos seus valores, e só depois pensam nos resultados.

Mas, afinal, o que é empatia?

A empatia significa “colocar-se nos sapatos do outro”. Compreender como seria se estivesse na sua situação, sem que ele se expresse verbalmente. Ou seja, através do tom de voz e da sua expressão fisiológica, o outro demonstra se está satisfeito ou insatisfeito. Utilizando a habilidade da empatia, os líderes poderão melhorar o seu comportamento durante o exercício das suas funções, evitando queixas e insatisfações dos seus funcionários.

Um líder empático demonstra um interesse genuíno e ativo perante as preocupações dos colaboradores, sendo capaz de comunicar de forma efetiva com a sua equipa. Assim desperta na mesma o desejo de trabalhar, assumindo os objetivos a alcançar como sendo seus.

Na atualidade, já não existe espaço para um líder que atue como um “ditador” ou que não comunique. Conforme a nossa sociedade foi avançando, de uma perspetiva mecanicista e hierarquizada de processos para uma perspetiva mais sistémica, também a figura do líder eficiente passou por profundas transformações. Nos tempos que correm, a liderança mais efetiva é aquela que é mais valorizada, pois apresenta uma a visão mais humanizada dos colaboradores.

As equipas procuram alguém que, além de liderar, apoie, suporte e conduza os diferentes membros de forma humana. Valorizar as pessoas e fazer um bom uso das suas competências humanas é um dos principais papéis do líder moderno.

 

Seguem as 5 habilidades-chave que é preciso desenvolver para promover uma liderança empática:

Empatia

Naturalmente, para qualquer pessoa que se queira tornar um líder empático é fundamental desenvolver a capacidade de se colocar no lugar dos outros.
Para além de entender ao nível racional a estrutura do que o outro está a pensar, sobretudo, consegue entender como é que uma ação irá afetar cada um dos membros da sua equipa.
Embora possa ser uma capacidade que, com treino se desenvolva, quanto mais treinar mais a desenvolve. As pesquisas mais recentes demonstram que é possível desenvolver empatia com a maioria das pessoas.

Entusiasmo

Ao desenvolver habilidades de liderança empática será capaz de colocar paixão e energia em tudo o possui. Propõe e realiza, servindo de exemplo para os que o rodeiam.

Cordialidade

Ao conseguir colocar-se no lugar dos outros, também será capaz de fornecer as propostas e soluções que são solicitadas. Consegue fazer este processo de uma forma sensível e justa, de acordo com as exigências e especificidades das circunstâncias. Portanto, um relacionamento cordial ajudará a manter uma ótima relação no trabalho e na equipa. Assim conseguirá aumentar não só os resultados, como a satisfação no interior da mesma.

Tranquilidade

De forma tranquila, o líder empático poderá lidar melhor com situações mais complexas, tensas ou stressantes. É fundamental ser um exemplo na forma como trata este tipo de situações. Devendo gerir de forma adequada os seus impulsos e, assim, obter ainda mais respeito dos seus colaboradores.

Estabelecer limites

Para além de ser capaz de entender os restantes elementos da sua equipa, um bom líder empático procura manter sempre uma certa distância. Gerindo as relações de confiança, ao mesmo tempo que mantém a sua posição de destaque perante os outros. Aqui sobressaem, como habilidades essenciais, a comunicação objetiva e a assertividade.

Bem hajam,


programação neurolinguística

MIGUEL FERREIRA

Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde.

a nossa newsletter

Logo Vector Maio 01

Quando falamos de educação ou formação também falamos de programação, não sendo descabido pensar que todos fomos programados

© 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados - Chunking-Up PNL - Programação Neurolinguística Portugal
Designed by

Obtenha a sua oferta agora

Preenche o formulário abaixo com o e-mail no qual queres receber o conteúdo de oferta.

👇 Preenche o formulário abaixo para te inscreveres 👇