03 Set, 2020

Como é que a Programação Neurolinguística (PNL) nos pode ajudar

03 Set, 2020

Como especialista nesta área, muita vezes me perguntam, “como é que a PNL (Programação Neurolinguística) me pode ajudar”?.

Pois bem, de forma simples, todos desenvolvemos de forma consciente e inconsciente uma “programação” na nossa mente, sendo a partir desta que são determinadas as nossas escolhas e decisões na vida. Podemos dizer que são as nossas crenças, valores adquiridos, as nossas aprendizagens e ensinamentos e de que forma aplicamos tudo isso no dia a dia.

A nossa mente é o software do cérebro, utilizando a linguagem mais ligada à informática, e é ai, que podemos “instalar programas ou aplicações”, tal como fazemos no nosso smartphone, só que no caso da nossa mente, essas aplicações poderão ser boas ou funcionais, ou más, disfuncionais ou obsoletas, sendo a causa principal dos nossos estados motivacionais e respetivas ações ou reação.

Através da Programação Neurolinguística, como método de intervenção, estes programas podem ser transformados e reinstalados de forma mais benéfica ao explorador (pessoa).

Assim, a PNL é um conjunto de princípios e técnicas que tem como objetivo gerar novos comportamentos para resolver problemas e atingir objetivos, partindo da definição duma meta e a partir daí criar um plano de ação para que a mesma seja atingida.
Outro aspeto fundamental, está relacionado com a comunicação e interação que as pessoas estabelecem. Não existindo uma boa comunicação entre as pessoas, podem-se gerar momentos muito incomodativos, perda de oportunidades e graves conflitos. A PNL procura então, também ajudar-nos a comunicar de forma efetiva, através do entendimento do outro, aperfeiçoando a nossa visão da realidade. De facto, a nossa capacidade de interpretar a vida, está relacionada com a forma como cada um está ou não organizado internamente.

Através dum estudo realizado com mais de 1200 profissionais bem sucedidos, concluiu que todos eles possuíam traços em comum. Quer isto dizer, que é possível modelar as suas estratégias ou programas mentais para pensar e agir da mesma forma, atingindo os mesmos resultados. A isto, chamamos “modelagem”.

Por exemplo, a interpretação do fracasso como uma forma de aprendizagem, talvez seja uma das melhores lições, pois dessa forma podemos aprender e fazer melhor. Muitos dos empresários de grande sucesso faliram em média de 6 ou 7 vezes antes de serem quem são.

Desta forma, saber como programar o cérebro ajuda-nos quer nas nossas decisões na vida, quer na forma como lidamos com as emoções, com os que nos rodeiam, família, amigos, emprego e nas relações amorosas.

Ora é por isso que a aplicação da PNL poderá ser tão importante, uma vez que saber definir um objetivo claro e a partir daqui, conduzir as ações é o passo essencial, e desta forma adotar atitudes efetivas e corretas para alcançar o sucesso.

No caminho para os nossos sonhos, um dos maiores obstáculos que enfrentamos somos nós mesmos.

A PNL trata-se, pois, duma filosofia de vida com a qual podemos escolher como queremos que seja a nossa vida, como queremos passar os nossos dias, como queremos ver o mundo que está constantemente em mudança, procurando sempre melhorias, transformar e aumentar o significado da vida e de tudo o que nos rodeia.

 


programação neurolinguística

MIGUEL FERREIRA

Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde

Executive e Life Coach

«
»