Autocontrole – habilidade fundamental

O que entende por “autocontrole”? Como se sente quando ouve a palavra autocontrole?

Para muitos, essa palavra tem conotação negativa: algo difícil, doloroso, rigidez, perda de liberdade, etc. Para outros, é algo que gostariam de ter, mas é um sonho distante. Admiram as pessoas que têm autocontrole e os resultados que alcançam, mas não se sentem capazes de ser como elas.

Autocontrole é a habilidade de se controlar a si mesmo. Pense: se não se consegue controlar a si mesmo, quem o está a controlar? Quem está a mandar em si?

Já ouviu aquela frase: “ser dono do seu próprio nariz”. Esse será alguém que tem autocontrole e que tem controle sobre a sua própria vida.

Não ter autocontrole é ser vítima das circunstâncias, é ser escravo das suas próprias emoções e impulsos primitivos. É como se tivesse uma criança de 4 anos a mandar na sua vida.

O autocontrole está relacionado com a escolha entre o resultado de curto prazo e o resultado de longo prazo. Existe uma luta interna entre o curto prazo e o longo prazo (o prazer de comer um bolo de chocolate agora – resultado de curto prazo e a satisfação de ter um corpo esbelto – resultado de longo prazo). Desta forma, significa fazer uma boa escolha enxergando além do curto prazo

 O autocontrole permite-lhe abrir mão de um prazer imediato para ter uma recompensa futura maior, freando assim os seus impulsos agressivos para evitar graves consequências futuras.

Foi o autocontrole que tornou possível ao ser humano a evolução que outros animais não tiveram.

Ora, para sucesso em qualquer área, o autocontrole é uma habilidade crucial e sendo uma habilidade como outra qualquer, como ler, escrever, conduzir um automóvel, andar de bicicleta, fazer cálculos matemáticos, desenhar, cantar, tocar um instrumento musical, etc. Todas elas podem ser treinadas e desenvolvidas, desde que haja essa mesma vontade e dedicação.

Esta e outras habilidade transversais a excelencia humana são desenvolvidas na formação e intervenção com os métodos e técnicas da Programação Neurolinguistica (PNL).

Supere-se e desenvolva a sua melhor versão!

«
»