A empatia, muito mais do que simpatia, é o segredo de uma boa comunicação.
Atualmente está muito na moda o uso da palavra “empatia”. Aqui e ali ouvimos comentários e expressões que a envolvem, nem sempre revestidos da desejável consciência que a mesma exige, sobretudo, porque a sua existência é fundamental para criar pontes de comunicação entre as pessoas.
A empatia tem sido definida como a capacidade psicológica que permite, de um modo íntimo e profundo, compreender as ideias, sentimentos e motivações, procurando experimentar objetiva e racionalmente o que sente a outra pessoa.
De forma simples, a empatia é caracterizada como a aptidão para “se colocar no lugar do outro”, de o perceber através dos sinais que envia. Situar-se numa outra perspetiva, num outro ponto de vista. Analisar a vida através de outros ângulos, como se da própria vida se tratasse. Quando nos colocamos no lugar do outro, o milagre maior da aceitação acontece. Tudo se torna fácil!
A empatia é a causa do comportamento afável e altruísta, na medida em que exige exercícios diários de descentração. A sua compreensão incorpora diferentes formas de atuar, aproximando-nos das outras realidades: com mais entendimento, tolerância, paciência, simpatia, solidariedade.
Quem, na sua história, deixa espaço e tempo para abraçar a história dos outros, ousando vestir a sua camisola e calçar os seus sapatos, transforma-se naturalmente, chamando a si a nobre tarefa de aperfeiçoamento. A empatia humaniza-nos.
Bem vistas as coisas, o foco permanente em nós mesmos impede-nos de ir mais além, de sairmos da nossa esfera individual e de captarmos o essencial da esfera do outro. Quem permanece neste espaço privado, fechado e de comprometimento único, de si para si, sem abertura para a partilha, de alguma forma, limita-se a ser um mero espectador, desapaixonado e cinzento, que existe apenas pela metade.
Como agentes inacabados, num processo permanente de construção, a empatia permite-nos renovar o fluxo da vida. Ajuda-nos a cumprir a nossa maior missão, fazendo emergir, na relação com o outro, a nossa melhor versão.
Bem hajam.
Mais artigos sobre empatia:
6 chaves para manter a empatia
Fazer amigos e influenciar pessoas
Saiba mais informações sobre a nossas formações:
MIGUEL FERREIRA
Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística
Psicopedagogo, Consultor Empresarial, Executive e Life Coach