29 Fev, 2020

5 dicas para a motivação no trabalho

29 Fev, 2020

A motivação, não está relacionada ao trabalho em si, mas ao ambiente criado para o desenvolvimento das atividades diárias. Seguem 5 dicas para a motivação no trabalho, para que possa ajudar a sua equipe a gerar um ambiente de trabalho favorável, sendo que neste aspeto, a motivação duma equipe é algo a ser construído coletivamente, cabendo aos líderes ter em consideração este processo que é continuo.

1. Promova um ambiente de trabalho agradável

Oferecer um ambiente de trabalho agradável e propício ao desenvolvimento e crescimento dos profissionais é tão importante quanto a questão financeira. Para tal, é essencial disponibilizar ferramentas e equipamentos de trabalho adequados, havendo uma melhoria continua na funcionalidade dos mesmos. Também a questão da limpeza e higiénico é fundamental, criando locais adequados para a alimentação e procurar suprir todas as necessidades dos funcionários, com a promoção de momentos de descontração entre os colaboradores. Isto garantir mais motivação e compromisso.

2. Dê feedbacks pontuais

Dar feedbacks é essencial para manter a equipe motivada, pois todo o profissional sente a necessidade de saber como está s sua atuação profissional e forma de trabalho. O feedback deve ser realizado com frequência ou sempre depois duma atividade importante, e dado de forma construtiva.

Uma formula excelente de realizar o feedback é utilizar o “Feedback Sanduiche”, uma poderosa ferramenta de Coaching que consiste em três passos básicos: fazer um elogio verdadeiro ao profissional para gerar receptividade, dar o feedback ressaltando pontos fortes e os que podem ser melhorados e aperfeiçoados e, por fim, finalizar com foco no futuro.

3. Invista na sua equipa 

Aqui trata-se no investimento do capital humano, ou seja, se quer conquistar profissionais qualificados e comprometidos com os resultados da organização, invista neles, fornecendo oportunidades de desenvolverem o seu potencial e aperfeiçoem as suas habilidades. Sempre que possível, ofereça formações ou coaching para que os colaboradores renovem os seus conhecimentos e adquiram informações no sentido de melhorem significativamente o seu trabalho. Incentive-os a crescer profissionalmente, reconhecendo todos os esforços nesse sentido.

4. Ofereça benefícios

Ainda que seja fundamental a motivação organizacional, muitas empresas ainda não dão importância aos benefícios que podem colmatar as necessidades dos seus colaboradores. É importante relembrar que todo o profissional necessita deslocar-se para o trabalho, ter saúde para realizar as suas tarefas com qualidade, ter energia para dar o seu melhor, entre outras coisas. Alguns dos os benefícios essenciais que uma empresa pode oferecer ao seu funcionário estão: vales de transporte, vales de alimentação, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e auxílio combustível.

5. Reconheça os seus profissionais

O reconhecimento por parte dos líderes e gestores faz com que os profissionais se sintam cada vez mais motivados a dar o seu melhor em prol da organização empresarial, reforçando o seu valor.

Perante isto, procure, sempre que possível, reconhecer os colaboradores não apenas com elogios, mas com reconhecimentos financeiros, sendo de todo sugerido que estes reconhecimentos possam ser feitos na estratégia de planos de carreira, reajustes salariais, bonificações ou até mesmo prémios.

Bem hajam,


programação neurolinguística

MIGUEL FERREIRA

Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde

Executive e Life Coach

«
»