O Essencial de Si

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Mundo mudou! E com esta mudança vem um turbilhão de sentimentos, emoções e a incerteza sobre a continuidade de um passado que se distancia. (O essencial de si)!

Na mediação imobiliária não é exceção, apesar das necessidades de ontem serem as mesmas de hoje e seguramente as mesmas de amanhã, a verdade é que esta mudança repentina dá origem a uma alteração e reenquadramento da forma de atuar.

É importante ter uma noção da realidade que vivemos atualmente e do impacto no contexto social, económico e financeiro. Só tendo essa noção é possível o reenquadramento.

Salvaguardar a sua saúde é primordial, e de manter o equilíbrio físico, emocional e mental também. A reflexão sobre o passado e como nos desenvolvemos enquanto sociedade na vertente coletiva, individual e cultural é um assunto cada vez mais relevante. Um reaprender a viver num espaço limitado num período de 24h/dia, onde as rotinas essências se fundem num stress desenfreado de se manter ativo, e fugir de uma realidade inevitável, cria uma falso sentido de propósito com satisfação e plenitude. Isso acontece quando descartamos a liberdade e oportunidade de repensar uma nova forma de viver. Evite entrar numa depressão, sem um sentido de vida ou na inação perante a situação.

Sendo esta a nossa realidade, talvez seja tempo de parar, refletir e reenquadrarmo-nos enquanto pessoas, para uma nova forma de olhar o mundo, pensar, sentir e agir.

É tempo de ter tempo para si próprio. E ter o maior encontro da sua Vida. Consigo mesmo.

Despertar para o potencial humano que existe em nós e refletir sobre questões essenciais e cujas respostas nos dão uma nova perspetiva e impulso para alcançar uma Vida gratificante.

É neste contexto que pretendo dar o meu contributo com temas e reflexões que facilitem este processo de auto-descoberta e reinvenção de um Ser desperto para a oportunidade de experienciar uma Vida significativa, tornando-se numa contribuição para um Mundo melhor, quer sob o ponto de vista pessoal ou profissional.

Partilho consigo neste artigo ideias e conceitos simples que o podem ajudar a alinhar-se com os seus objetivos de vida.

Faça a si mesmo algumas questões, que apesar de parecerem básicas, são fundamentais:

  • Será que precisamos de tanta coisa para viver?
  • Será que já fazemos aquilo que mais nos preenche?
  • Será que já identificámos o que realmente é significativo e importante na nossa vida?
  • Qual é o nosso contributo para um mundo melhor?

Há quanto tempo pensa numa mudança?

Se está a ler este artigo, talvez seja a hora certa para essa mudança.

Tenha a coragem de escrever um romance que dura a vida toda. O Seu.

O progresso na descoberta de si, mantê-lo-á interessado pela vida, por novas experiências; despertará o gosto pelo desconhecido e pela oportunidade que cada desafio lhe traz. Encantar-se por si, nessa grandeza interior, permitir-lhe-á um contributo para um mundo melhor.

Albert Einstein afirma na “Teoria da Felicidade”:

“uma vida simples e silenciosa traz mais alegria do que a busca do sucesso num desassossego constante”.

Colocada em palavras de várias maneiras por diferentes religiões e filosofias, a ideia de Einstein está disponível para todos os seres humanos de bom senso:

“A chave de todas as riquezas é a capacidade de ser feliz nas circunstâncias atuais, sejam elas quais forem. Esta habilidade está ao alcance do homem; não depende da satisfação dos seus desejos ou necessidades. E só pode ser obtida quando tem um sentimento de autorrealização e uma perceção do sentido da sua existência.”

“Dedico o meu tempo às pessoas que se interessem pelo seu crescimento pessoal e ambicionem Ser e Fazer a diferença nas suas Vidas e nas Vidas de outras pessoas através da mediação imobiliária ou outra atividade“.


Experimente novas formas de se reinventar

Procure um espaço onde se sinta confortável, calmo e onde possa dedicar-se pelo menos uma hora a si. Experimente o seguinte exercício e no final fique atento às possibilidades e ao impacto que pode Ser na sua atividade profissional.

Comece pelo poder da Gratidão. O poder do Perdão. E a prática de Dar.

Agradeça (torne isso um hábito diário)

Vida Pessoal e Vida Profissional – (pelo menos 10 coisas para cada ponto)

O que já “É” e que se orgulha de “SER”
O que já “Faz” e que se orgulha de “FAZER”
O que já “Tem” e que se orgulha de TER


Liberte-se e perdoe genuinamente

Libertar-se de rancores e raivas é a forma mais poderosa de alcançar um estado de espírito mais relaxado e tranquilo.

Faça uma lista das pessoas que erraram consigo ou de situações em que foi magoado.

  • Prepare o cenário: Primeiro, de olhos fechados, durante cerca de dois minutos, veja-se no momento em que aconteceu. Visualize o ambiente.
  • Sinta a raiva e a dor: Enquanto vê a pessoa que lhe fez mal, deixe brotar as emoções, mas não prolongue isso mais do que dois minutos.
  • Perdoar no amor: Enquanto vê essa pessoa à sua frente, sinta compaixão por ela. Que dor ou angústia terá essa pessoa sofrido que a levou a fazer o que fez? Pergunte-se: o que aprendi com isto? Como é que esta situação melhorou a minha vida?

No final sentirá uma carga ligeiramente menos negativa relativamente a essa pessoa. Repita o processo até se sentir confortável a perdoar no amor.


Dar

Faça uma lista de tudo o que pode dar aos outros. As ideias incluem tempo, amor, compreensão, compaixão, competências, ideias, sabedoria, energia, ajuda física, e… o que mais?

  • Percorra a lista e seja específico: Que competências (contabilidade, apoio tecnológico, ajuda jurídica, escrever, ajuda administrativa, competências artísticas)?
  • Que tipo de sabedoria (aconselhamento profissional, trabalho com crianças, ajudar outros a lidar com uma experiência que também teve – como uma doença, ou ser vítima de um crime)?
  • Que tipo de ajuda física (arranjar coisas, ajudar idosos, cozinhar, ler para invisuais)?
  • Pense onde pode ajudar: Na sua família? No trabalho? Na vizinhança? Na sua cidade? Em empresas locais? Na comunidade espiritual? Na biblioteca local? Em hospitais ou lares de idosos? Em organizações políticas ou sem fins lucrativos? E que tal dar início a um grupo ou dar a conhecer uma causa desamparada?
  • Siga a sua intuição: Reveja as suas listas e marque os itens em que sente uma vaga de entusiasmo.
  • Entre em ação: Fique alerta, atente nas coincidências que colocam as oportunidades no seu caminho e explore as oportunidades.

Ao nível profissional a sua forma de pensar vai influenciar definitivamente o seu negócio. Aprenda a criar novas abordagens e a adquirir novas competências, que lhe permitam a superação em qualquer ciclo económico.

“Desenvolvemos programas e workshops com benefícios na definição e construção da sua ideia através de um plano, na gestão de tempo, na gestão de expectativas ou na gestão da comunicação. Incluindo o Coaching e a Programação Neurolinguística”.

“Invista na sua carreira, responsabilizo-me pela sua formação”.


CÉLIA ROQUE

Consultora | Formadora | Coach | Practitioner em Programação Neurolinguística

Especialista em Modelos de Negócios para Mediação Imobiliária

 

 

a nossa newsletter

Privacidade

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Políticas de Privacidade.