Manter a produtividade em tempos de Pandemia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vivemos agora o tempo da Pandemia, fomos levados por força das circunstâncias a alterar as nossas rotinas diárias e temos neste momento uma significativa percentagem da população a fazer o chamado “teletrabalho”.

Esta não é uma realidade familiar a todos e por isso deixo aqui algumas sugestões que podem ajuda-lo a manter a sua produtividade durante esta fase.

1. Defina um local para trabalhar!

Todos nós ancoramos espaços! É essencial criar o nosso escritório em casa, mesmo que seja na mesa da sala, não importa, o que importa é que, nesta fase, aquele é o seu local de trabalho. E não vale trabalhar no sofá, escolha uma mesa de altura adequada e uma cadeira confortável, coloque-se em “modo trabalho”.

2. Mantenha a sua rotina matinal e vista-se!

Levante-se à mesma hora que costumava levantar-se, faça exercício, tome o seu banho e vista-se para trabalhar! Ao vestirmo-nos passamos ao nosso cérebro a ideia de que estamos a ir a algum lado, de que vamos fazer alguma coisa! Desta forma conseguimos atingir níveis de energia mais altos para o nosso dia de trabalho.

3. Faça uma programação semanal e defina objetivos diários!

Defina um cronograma e siga-o à risca. Em casa facilmente será distraído por outros afazeres domésticos, o desafio é este: Desligue-se!

Assim que entra no seu local de trabalho, dedique-se inteiramente ao seu trabalho, por isso é tão importante ter um espaço específico. Pode naturalmente fazer pequenos intervalos, nos horários em que os fazia habitualmente no seu dia-a-dia, intervalos de 5 minutos e regressa ao trabalho.

Os objetivos diários são de enorme importância, ajudam-no a manter o foco e assim que estiverem cumpridos fica a saber que o seu trabalho terminou, mas mais do que isso, a cada objetivo cumprido é uma “injecção” de energia extra que acrescenta!! Atingir metas estimula-nos a conquistar mais!

No final de cada semana de trabalho defina a semana seguinte!

4. Mantenha o contacto com a sua equipa e colegas de trabalho!

É importante manter as suas conexões, uma boa comunicação é crucial para o desenvolvimento de qualquer projeto e esta fase não é exceção! Comunicar-se regularmente com a sua equipa de trabalho aumenta a qualidade da relação entre todos, ajuda a manter o foco coletivo e pode até ser um espaço para encontrar soluções mais criativas para os seus projetos.

5. Mantenha uma rotina saudável

Coma de forma saudável e mantenha os horários das refeições definidos, não salte refeições e não faça lanches em demasia! Lanches constantes tendem a deixá-lo mais lento e menos produtivo!

6. Faça coisas novas!

A verdade é que estando a trabalhar em casa não perde tempo em deslocações, use esse tempo para fazer coisas novas para as quais não tinha tempo! Dedique este tempo extra a ler aquele livro, a fazer aquele curso on-line, a brincar com os seus filhos… qualquer coisa que lhe dê prazer! Isso vai aumentar os seus níveis de satisfação e que consequentemente vai aumentar os seus níveis de energia, que consequentemente farão aumentar, adivinhe, a sua produtividade!

Bem hajam,


Sílvia SoaresSILVIA SOARES

Consultora | Master Practitioner e Coach em Programação Neurolinguística

Licenciada em Ensino Básico Especializada em Gestão de Conflitos

 

 

a nossa newsletter

Privacidade

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Políticas de Privacidade.