9 Estratégias em que a PNL nos pode ajudar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para quem pretende realizar amplas mudanças na sua vida, a Programação Neurolinguística (PNL) é uma ferramenta incrivelmente poderosa.
Todas as mudanças que se seguem podem ser feitas durante toda a sua vida, tal como ter melhores relacionamentos, por exemplo, colegas de trabalho, chefes, cônjuge, filhos, pais, etc…
Com o uso da PNL, de facto, a mudança pode acontecer rapidamente e com grande subtileza, passando despercebida aos outros, que o vêm a agir melhor, não sabendo explicar porquê.
Segue uma lista das 9 maneiras mais importantes em que a PNL pode mudar a nossa vida:

Obter o que se quer

A habilidade de definir metas faz parte da vida. Desta forma podemos evoluir e alcançar novos feitos. É comum, definirmos metas para a nossa saúde, finanças ou tempos livres.

Algumas pessoas definem as suas metas somente no início do ano, outras costumam definir as suas metas com mais frequência, muitas vezes revisando-as a cada trimestre ou a cada mês.

Outras, verificam as suas metas semanalmente ou mesmo diariamente. Independentemente das metas ou das pessoas, há um denominador comum: “ninguém alcança todas as suas metas”.

E se pudesse aumentar a percentagem das metas que completa com êxito?

Como é que seria a sua vida ao definir uma meta e saber que iria alcançá-la?

Praticando o processo da Boa Formulação de Objetivos irá aumentar em muito as suas hipóteses de sucesso.

Melhorar a qualidade dos relacionamentos

Conviver com os outros faz parte do nosso dia a dia, quer seja no trabalho ou em casa. A nossa qualidade de vida é afetada diariamente, pela nossa habilidade de conviver com os que nos rodeiam.

Assim, podemos aumentar ou diminuir a qualidade dos relacionamentos pelo simples facto de fazer pequenas mudanças na forma como interagimos, sobretudo pela maneira como interpretamos o que nos dizem, e o que dizemos a nós mesmos.

Entender com mais clareza o que nos querem dizer, bem como comunicar de forma mais acessível ao outro, irá fazer uma enorme diferença nas interações, tornando as conversas mais fáceis e agradáveis.

Com estas habilidades de interpretar e comunicar, irá mudar para sempre a maneira como interage e a qualidade dos relacionamentos que constrói.

Compreender-se a si próprio e o que o motiva

Alguma vez, já se questionou porque é que reage duma determinada maneira a certas situações?

Ou porque é quer faz o que faz?

Assim que descobrirmos o que nos motiva, as nossas ações e reações são bastante previsíveis, E, surpreendentemente, isto é muito fácil de descobrir.

Os nossos comportamentos e padrões de pensamento são o resultado das nossas experiências ao longo do tempo.

Através da PNL, poderá compreender-se melhor a si mesmo, como processa as informações, que histórias conta para si próprio e como armazena as memórias dos eventos passados. Desta forma, assume mais controle da sua vida.

Sentir-se confortável perante situações novas

É muito comum para a maioria de nós experimentar um certo desconforto perante situações novas, por exemplo, visitar um país novo, começar um emprego novo ou ser apresentado pela primeira vez aos pais do(a) seu noivo(a).

As situações novas tendem a ser stressantes, e nestas situações o desempenho diminui-se.

E se houvesse uma maneira de lidar melhor com situações novas?

Como seria se soubesse lidar bem com qualquer situação que a vida se lhe apresentasse?

Com as ferramentas da PNL, irá descobrir que as situações novas deixam ser desconfortáveis.

Aprender a ativar estados emocionais favoráveis

Nos dias de hoje o “Networking” é uma das principais estratégias para gerar mais e melhores negócios!

Só a própria palavra “Networking” pode faze-lo sentir-se desconfortável.

Para muitas pessoas a ideia de participarem num evento de networking, é tão desagradável que o evitam a todo custo, mesmo que saibam o quanto os poderá ajudar a promover o seu negócio ou a sua carreira.

Simplesmente porque, não sabem como criar as condições emocionais para conseguirem lidar com a exposição aos outros.

A PNL possibilita-nos criar habilidades e as ferramentas para criar as condições com sucesso, conectar-nos com as pessoas instantaneamente, gerando uma interação significativa, em que se irão lembrar de nós.

Aprender estratégias para desenvolver excecionais relacionamentos em pouco tempo dar-nos-á o poder e a confiança para participar de qualquer evento de networking ou numa reunião com à-vontade e facilidade.

Lidar com situações tensas com mais facilidade

Na vida pessoal ou profissional, todos nos deparamos com situações tensas, quer sejam previsíveis ou mais flagrantes.

Nestas circunstâncias, torna-se fundamental termos recursos e estratégias para dissipar estas situações potencialmente difíceis.

Ao aprender e utilizar habilidades e estratégias específicas da PNL, seremos capazes de dissipar as situações de tensão e também ajudar as partes envolvidas.

Esta será uma das habilidades fundamentas que fará toda a diferença na nossa vida, e irão gostar ainda mais de nós pela nossa sensatez e pelo efeito calmante nas situações tensas.

Capacidade de Influenciar | Persuadir

Quantas vezes, somos confrontados por situações em que se geram incompatibilidades, em que o outro simplesmente não abdica nem modifica a sua opinião?

Influenciar, significa fazer valor a nossa opinião sobre algo e que isso ser considerado por quem nos rodeia.

Ao compreender como é que processamos informações e interpretam a vida em si, poderemos comunicar melhor, e apenas com subtis alterações na comunicação, tornamos as interações mais fáceis gerando mais entendimento.

Tomar mais e melhores decisões

Quando o assunto é “tomar decisões”, muitas pessoas sofrem bastante, ficando sem saberem qual o caminho a escolher, criticando-se a si mesmas em cada situação, procurando constantemente a aprovação dos outros.

Este conflito, poderá ser muito desgastante e pouco produtivo, acabando por ser uma “autossabotagem” da própria vida. Neste impasse não haverá realização pessoal nem profissional.

Será nesta resolução interior, que a PNL, poderá ajudar, ao criar estratégias sólidas para a tomada de decisões, esclarecendo o nosso propósito e metas que nos motivam, simplificando assim qualquer processo de tomada de decisão.

Ao saber que o que estamos a fazer se encaixa com o nosso plano global, então paramos de nos preocuparmos com o que os outros irão pensar e também com a autocritica desgastante.

Conquistar o tipo trabalho que quer

Na procura de um emprego, é fundamental idealizar primeiro o que se gostaria de estar a fazer e depois ir à procura dos potenciais empregadores.

É claro, que há mais pessoas na procura desse lugar! Portanto, é essencial destacar-nos e marcar pela diferença, estabelecendo uma excelente interação com o recrutador.

Em conclusão, a PNL ensinamos ferramentas valiosas para nos conectarmos imediatamente com os recrutadores, percebendo o que estão à procura, e apresentar-se da melhor maneira possível, para ganhar o lugar.

Acima de tudo, a PNL poderá levar-nos a atrair posições mais congruentes com os nossos objetivos de vida.

Bem hajam,

programação neurolinguística

MIGUEL FERREIRA

Consultor | Formador | Advanced Master, Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística

Licenciado em Psicopedagogia, Especializado em Psicologia Clínica e da Saúde

a nossa newsletter

Privacidade

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Políticas de Privacidade.