5 razões pelas quais grandes empresas têm trabalhadores felizes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para que uma empresa tenha sucesso, é necessária uma força de trabalho dedicada à visão corporativa. Uma força de trabalho será naturalmente mais eficaz e eficiente quando os líderes da empresa proporcionam um ambiente positivo e mantêm os seus funcionários felizes.

1. Pratique comunicação aberta e confiança
2. Crie uma carreira
3. Oferecer benefícios que estão acima e além do esperado
4. Estabelecer uma ferramenta de resolução de conflitos
5. Comemore o sucesso

Aqui estão cinco razões pelas quais as empresas de sucesso ou os tipos de empresas pelas quais as pessoas querem trabalhar – têm trabalhadores felizes.


1. Pratique a Comunicação Aberta e Confiança

Qualquer pessoa pode ter ideias e por isso as empresas mais bem-sucedidas entendem que é do seu interesse ouvir todos os seus funcionários, desde funcionários da linha de frente até executivos mais baixos. Para que ocorra uma comunicação aberta, cada pessoa deve sentir-se à vontade para apresentar uma solução ou ideia. Esta política de portas abertas gera confiança.

As empresas de sucesso promovem um “triângulo de confiança” com base em três elementos: relacionamentos, decisões e execução. Todos os três são essenciais. Se um estiver a faltar, a confiança não virá facilmente ou de todo.

2. Crie planos de carreira

As pessoas lutam por um futuro melhor, e uma carreira é uma boa parte dele. Se criar um ambiente em que cada funcionário possa imaginar o seu futuro profissional na sua empresa, esses indivíduos serão incentivados a permanecer. Oportunidades avançadas de educação, treino interno e orientação, combinadas com um plano documentado, ajudarão na criação duma carreira para os funcionários.

3. Ofereça benefícios que estão acima e além do esperado

Um funcionário em potencial vai sempre querer saber o que têm para lhe oferecer! Benefícios exclusivos que atendem aos seus funcionários vão mais longe na sua contratação. Opções flexíveis de trabalho, subsídios de educação, estruturas de bonificação, subsídios de despesas, tal como passes de transportes e outras vantagens, criarão atractividade. Seja criativo!

4. Estabeleça uma Ferramenta de Resolução de Conflitos

Os conflitos vão acontecer, mesmo numa força de trabalho feliz. É importante implementar uma ferramenta de resolução de conflitos e treinar a equipe para a usar. Incentive os funcionários a resolver conflitos entre si antes de encaminhar ao seu gerente. Lembre-se: comunicação aberta é igual a uma força de trabalho feliz.

5. Comemore!

Trabalhe duro, jogue duro. É importante celebrar o sucesso a nível pessoal, de equipe e corporativo. Recompensar os seus funcionários dar-lhes-á reconhecimento pelos seus esforços e a hipótese de se divertirem.

Naturalmente, há muitas maneiras de manter os seus funcionários felizes, e aqui ficam algumas dicas para começar a implementar já hoje.

“Eu sou um sucesso hoje porque tive um amigo que acreditou em mim e não tive coragem de decepcioná-lo.” – Abraham Lincoln

a nossa newsletter

Privacidade

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Políticas de Privacidade.