06 Out, 2018

12 estratégias para que alcançar objetivos

06 Out, 2018

Estabelecer e alcançar metas são coisas essenciais para que consiga progredir em todas as áreas da sua vida. Dos objetivos mais simples, como aprender um novo hobbie, a tarefas mais complexas, como uma nova formação profissional, é necessário estabelecer estratégias para que consiga alcançar os seus objetivos.

Fique então a conhecer 12 estratégias para que alcances novos objetivos:

  1. Atitude positivaÉ essencial que tenha uma atitude positiva em relação ao seu futuro. O otimismo irá ajudar-lo a acreditar que conseguirás cumpri com as suas metas, de forma a que ansiedade e stresse não sejam tão nocivos.
  2. Objetivos claros e bem formuladosNão seja supérfluo nos seus objetivos, mas estabeleça-os de maneira clara, objetiva e bem formulada. Isso irá ajudar-lo a ter uma visão mais translúcida do futuro, com mais foco e ambição.
  3. Metas não conflituantesAs suas metas e objetivos não devem entrar em conflito entre eles ou com sua perspetiva, portanto procure elaborá-los de forma concisa.
  4. Faça planos mensaisQuando os seus objetivos forem específicos, deve fazer planos mensais ou com outra periodicidade, de acordo com as exigências de cada um. É mais fácil manter-se determinado naquilo que faz quando sabe quais são os próximos passos.
  5. Foque-se numa coisa de cada vezSe tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode acabar sem qualquer resultado satisfatório. Primeiro, deve fazer aquilo que é mais urgente ou difícil e depois partir para as tarefas mais simples.
  6. Estabelecer compromissosSe o seu objetivo é, por exemplo, ter uma dieta mais saudável, faça um compromisso diário de como se irás comportar naquele dia ou semana, e quais são as coisas que não irá fazer em qualquer hipótese.
  7. Conhece os seus próximos passosSaber exatamente o que precisa fazer no próximo passo é ótimo para que se sintas mais focado e motivado nos seus objetivos.
  8. Faça um pouco todos os diasNão deixe todas as coisas para a última hora. Procure fazer um pouco de cada atividade todos os dias, de forma a que se desenvolva com mais profundidade e consistência.
  9. Partilhe publicamente os seus objetivosSe contar às outras pessoas aquilo que pretende fazer sentirá maiores obrigações para com os outros, pelo que não desistirá com tanta facilidade.
  10. Ajude outras pessoasNão se foque apenas nas suas preocupações, mas olhe também para as coisas que acontecem à sua volta para que não seja mal interpretado. Fazer outras coisas também o irá ajudar a evitar o stresse e a ter ideias mais diversificadas.
  11. Monitorize as suas ações diariamenteManter-se a par daquilo que faz e do seu progresso vai ajudá-lo a avaliar de forma crítica aquilo que tem conquistado e como pode melhorar.  
  12. Use um sistema de recompensa. Pode usar um sistema de recompensas para que, quando alcançar novas conquistas, possa ser retribuído justamente e que se sintas mais seguro e motivado.
«
»